Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
MEIO AMBIENTE
Quinta - 18 de Março de 2010 às 18:42

    Imprimir


As redes socioambientais do Estado de Mato Grosso, formadas por REMTEA (Rede Mato Grossense de Educação Ambiental), FLEC (Fórum de Lutas das Entidades de Cáceres) e FORMAD (Fórum Mato-grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento), se posicionam frontalmente contra o conteúdo do substitutivo do Zoneamento Socioeconômico e Ecológico de Mato Grosso – ZSEE/MT, apresentado pelo deputado estadual Dilceu Dal"Bosco, com propostas das lideranças partidárias da Assembléia Legislativa, pois o documento não respeitou o processo legal do ZSEE e ignorou as contribuições da sociedade mato-grossense colhidas nas 15 audiências públicas realizadas no estado.

A proposta resulta em uma alteração prejudicial das características e definição das áreas e usos, desconsiderando um diagnóstico ecológico, econômico e social embasado por mais de 20 anos de trabalho da equipe técnica do executivo, que posteriormente passou por um processo de participação e mobilização social por todo o estado.

Desta forma, refutam-se várias diretrizes e alterações propostas nesse novo documento por sua total falta de respaldo social, legal e técnico.

Por este motivo, os movimentos acima destacados, que congregam cerca de 35 entidades socioambientais de Mato Grosso, concederão uma entrevista coletiva nesta sexta-feira, dia 19/03, às 10 horas, na sala vip do Centro de Eventos do Pantanal, onde está sendo realizado o Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental. Na oportunidade será divulgado um manifesto público a respeito do assunto, assinado pelas entidades.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/24022/visualizar/