Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
DIREITO DO CONSUMIDOR
Sexta - 12 de Março de 2010 às 19:37

    Imprimir


O Dia Mundial do Consumidor será comemorado na próxima segunda-feira (15.03), na Praça Ipiranga, entre 9h e 17h. O evento é promovido pelo Procon Estadual e cerca de 30 parceiros. Além de orientações sobre o direito do consumidor, serão oferecidos serviços de cidadania, como corte de cabelo, aferição de pressão, atividades laborais, doação de sangue, apresentações culturais e artísticas, entre outros.

O tema escolhido para o evento este ano é “Superendividamento Não”, um alerta aos consumidores de boa-fé que contratam dívidas além de sua capacidade econômica, comprometendo seu próprio sustento e de sua família. Durante o Dia Mundial do Consumidor os técnicos do Procon darão orientações e aplicarão um questionário com o objetivo de traçar o perfil do endividado mato-grossense.

“O desenvolvimento de nosso país aumentou, assim, as pessoas começaram a adquirir produtos e serviços, alguns indispensáveis para a melhoria da qualidade de vida. Porém, por motivos como a facilidade ao crédito, o consumidor passou a comprar de maneira excessiva e irrefletida”, explica a superintendente de Defesa do Consumidor, Gisela Simona Viana de Souza.

A campanha contra o Superendividamento teve início no dia primeiro de março, para atendimento de pessoas inadimplentes que precisam de ajuda na negociação das dívidas. Durante a semana de 16 a 19 de março, o Procon continuará registrando reclamações de pessoas com esse problema para negociação com instituições financeiras, lojas e supermercados.

Nesse período também serão realizadas palestras gratuitas sobre temas relacionados ao superendividamento. Os interessados podem se inscrever na sede do órgão ou preencher a ficha de inscrição durante o evento na Praça Ipiranga

MARCO 

O Dia Mundial do Consumidor é comemorado desde 2003. Durante esse período mais de 60 mil pessoas participaram das atividades oferecidas na data. A meta desse ano é atender cerca de 30 mil pessoas.

Confira a programação do Dia Mundial do Consumidor:

9h – Abertura: Banda da Polícia Militar – Hino Nacional Brasileiro

9h30min - Apresentação do Coral da Secretaria de Estado de Administração (SAD)

10h - Apresentação do Grupo de Percussão do Ponto de Cultura “Mandala Mão Amiga” – Secretaria de Estado de Cultura (SEC)

10h30min - Apresentação Musical rítmica com latas do Grupo Palavra Cantada – Fome e Come - alunos do 9º Ano da Escola Presbiteriana de Cuiabá (EPC)

11h - Apresentação Musical dos participantes do Festival de Música do Estado
(Orquestra do Estado – Maestro Midon)

11h30 – Apresentação do Grupo de Percussão do Programa Rede Cidadã da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP)

12h – Almoço

14h – Atividades Físicas com profissionais do Serviço Social da Indústria (SESI) e da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt)

15h – Apresentação do Coral do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (DETRAN)

15h30 - Apresentação do Teatro de Fantoche “Consumidor Consciente” – servidores do Procon Estadual

16h - Encerramento

Para outras informações sobre o Dia Mundial do Consumidor, procure o Procon Estadual na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, nº 917, Edifício Eldorado Executive Center, bairro Araés. Os telefones de contato do órgão são 151 e 3613 8500.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/24074/visualizar/