Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADANIA
Terça - 09 de Março de 2010 às 12:21

    Imprimir


Em continuidade aos atendimentos que estão sendo realizados desde o último dia 4, as duas embarcações que compõem o Projeto Ribeirinho Cidadão III, subindo o rio Cuiabá, atracaram nas comunidades de Boca das Conchas, no domingo, e Cuiabá-Mirim, Porto Brandão e Estirão Comprido nesta segunda-feira (8).

As emissões de título eleitoral e carteira de identidade continuam como os serviços mais procurados. Segunda via de certidões de nascimento, casamentos, divórcios e ações de reconhecimento de paternidade também foram realizadas. 

Em pleno Pantanal, o casal Josefina Nunes da Silva (55) e Manoel Raimundo de Souza (58), que possui quatro filhos e cinco netos, oficializou a união de 29 anos em cerimônia realizada, no interior de uma chalana, perante um oficial cartorário e um juiz de paz.

Também na chalana, uma jovem, de 17 anos, aos prantos procurou os defensores públicos para solucionar uma situação que lhe atormentava desde que nasceu: a ausência do nome do pai em seus registros. A triste história ficou ainda mais complicada após a morte da mãe, quando a filha tinha apenas 5 anos de idade. O defensor público Air Praeiro, coordenador do projeto, em uma breve conversa como pai da adolescente, conseguiu convencer-lhe que um reconhecimento espontâneo seria mais rápido e menos constrangedor.

Após a ação de reconhecimento proposta pelo defensor, o parecer do Ministério Público, a sentença do Juiz de Direito, e o registro do cartorário, a jovem, já com um semblante mais alegre, saiu com a nova certidão de nascimento em mãos, fez seu cadastro para votar nas próximas eleições, e deu entrada para que fosse feita a devida alteração na sua carteira de identidade.

“A nossa satisfação em resolver os problemas dessa jovem já valeu por todo o sacrifício enfrentado na execução deste projeto”, afirmou Air Praeiro.

Nesta terça-feira (9) as embarcações estão atracadas na cidade de Barão de Melgaço. A população está sendo atendida, até as 18h, na Prefeitura Municipal, que foi disponibilizada exclusivamente para os trabalhos da equipe do projeto Ribeirinho Cidadão.

O atendimento na comunidade Conchas abrangeu também os moradores de Porto Emiliano, Boca da Baia, Acorutuba e Cangal. Em Cuiabá-Mirim foram atendidos, ainda, os ribeirinhos de Guatós, Flechas e Atibaia. Em Porto Brandão também foi atendida a comunidade de Porto São João.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/24110/visualizar/