Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CULTURA
Quinta - 29 de Setembro de 2016 às 08:23
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto: Divulgação

Dois editais de incentivo e fomento à cultura mato-grossense tiveram os prazos de inscrição ampliados. As inscrições para o Circula MT podem ser feitas até o dia 09 de outubro. Já as inscrições para o Prêmio Territórios estão abertas até o dia 13 de outubro. Os novos cronogramas de ambos os certames, bem como os editais, estão disponíveis no site da Secretaria de Estado de Cultura.

Voltado à descentralização das manifestações artísticas e culturais do estado nas mais diversas estéticas e linguagens artísticas, o Circula MT incentiva a circulação de espetáculos, combinado a ações educativas por todo território mato-grossense. As inscrições devem ser feitas via internet pelo Mapas.

Na primeira edição do Circula MT, mais de 100 artistas mato-grossenses desenvolveram ao menos 300 ações culturais em 50 municípios. Nesta segunda edição serão aprovados 34 projetos, divididos em cinco modalidades: 15 de música, seis de teatro, quatro de dança, três de circo e seis de artes visuais.

De acordo com o edital, os projetos deverão apresentar ao menos um espetáculo/exposição em cada município, com um número mínimo de cidades para cada categoria. Os projetos de música e artes visuais, por exemplo, devem circular por no mínimo três municípios; os de teatro e dança, cinco, e os de circo devem passar por seis cidades.

Já o prêmio Territórios busca fomentar, incentivar e divulgar, por meio de seleção pública, iniciativas transformadoras que envolvam a comunidade a partir da oferta de atividades culturais. As inscrições também devem ser feitas online, pelo Mapas.

São considerados “Territórios Culturais” os espaços físicos com gestão autônoma pela sociedade civil organizada, constituída formalmente ou não, em funcionamento ininterrupto há pelo menos dois anos, que desenvolvem programação gratuita ou a preços populares, incluindo diferentes linguagens artísticas e culturais, com atuação nas áreas de produção, intercâmbio, formação e difusão de conteúdo, bem como ações culturais e artísticas.

Os projetos devem apresentar propostas de desenvolvimento de produção e difusão das expressões culturais, como por exemplo, apresentações, intervenções, saraus, ensaios abertos de artistas, grupos ou coletivos, ou ainda, de atividades de intercâmbio entre os territórios culturais de Mato Grosso, de outros estados brasileiros e, também, do exterior, ou ainda, de atividades de formação na área cultural e artística, como, por exemplo, oficinas, cursos, workshops, palestras, reuniões e debates, dentre outros.

De acordo com o secretário de Estado de Cultura, Leandro Carvalho, o edital tem como forte característica, subsidiar projetos culturais que promovam a inclusão social. “O Territórios extrapola os objetivos do desenvolvimento de atividades artísticas e culturais realizadas em espaços independentes e protagonizadas por profissionais da cultura”.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/24382/visualizar/