Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CULTURA
Sábado - 08 de Outubro de 2016 às 18:50
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto: Divulgação
Filmes como 'Branco Sai, Preto Fica', de Adirley Queirós, já fizeram parte de edições anteriores da Mostra
Filmes como 'Branco Sai, Preto Fica', de Adirley Queirós, já fizeram parte de edições anteriores da Mostra

Realizada em todas as 26 capitais do Brasil e no Distrito Federal, com todas as sessões gratuitas, a 11ª Mostra Cinema e Direitos Humanos está com as inscrições abertas até o dia 28 de outubro. A Mostra está Prevista para ocorrer entre os meses de novembro de 2016 a janeiro de 2017.

O festival recebe trabalhos audiovisuais cujo conteúdo contemple aspectos relacionados aos Direitos Humanos. Os interessados devem preencher uma ficha de inscrição no site da Secretaria Especial de Direitos Humanos do Ministério da Justiça e da Cidadania (SEDH/MJC), imprimi-la e envia-la via correio, juntamente com uma cópia em DVD do filme.

O material deve ser encaminhado para o seguinte endereço: Coordenação-Geral de Educação em Direitos Humanos – Secretaria Especial de Direitos Humanos – Ministério da Justiça e Cidadania Setor Comercial Sul – B, Quadra 9, Lote C, Edifício Parque Cidade Corporate, Torre A, 9º andar Sala 904A, Brasília – Distrito Federal (DF), CEP 70308-200.

De acordo com a organização do evento, a programação compreende uma seleção de filmes contemporâneos que são também selecionados por meio de chamada pública, além de homenagens e programas especiais. Serão selecionados por prospecção e curadoria os filmes que serão exibidos. Este ano, o evento será voltado à exibição de obras finalizadas a partir de 2012, voltados a assuntos relacionados aos Direitos Humanos, tais como Direitos das pessoas com deficiência; População LGBT/enfrentamento da homofobia; Memória e verdade e Crianças, adolescentes e juventude.

Filmes que abordem temas como Pessoas idosas; População negra; População em situação de rua; Mulheres; Direitos Humanos e segurança pública; Proteção aos defensores de Direitos Humanos; Direito à participação política; Combate à tortura; Situação prisional; Democracia e Direitos Humanos; Saúde mental; Cultura e educação em Direitos Humanos também serão avaliados.

Não há restrição quanto à duração, gênero ou suporte de captação/finalização. As exibições serão em suporte digital.

Criada em 2006 como uma das ações estratégicas da Secretaria Especial de Direitos Humanos para celebrar o aniversário da Declaração Universal de Direitos Humanos, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948, a Mostra Cinema e Direitos Humanos foi expandida ao longo dos últimos 10 anos e, atualmente, ocorre em todas as capitais federais do Brasil.

A Mostra é uma das estratégias do Governo Federal para consolidação da cultura e da educação em Direitos Humanos, ampliando espaços de debate e discussão por meio da linguagem cinematográfica e contribuindo para a formação de uma nova mentalidade coletiva para o exercício da solidariedade, do respeito às diversidades e da tolerância.

Nestes dez anos, a Mostra expandiu em alcance e em escopo – da América do Sul para o Hemisfério Sul, e no Mundo, além de contar, pelo quarto ano consecutivo, com cerca de 1.000 pontos de difusão pelo país, assumindo assim um caráter descentralizador e democrático.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/24589/visualizar/