Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CULTURA
Quinta - 13 de Outubro de 2016 às 09:19
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto por: Rosan Chave

O Barão de Munchausen reúne pessoas em sua sala de quando em quando para contar suas aventuras. Desta vez, resolveu receber o público no imponente Cine Teatro Cuiabá, nesta quinta-feira (13.10), às 15h. O espetáculo da Cia Arte Negus integra a 7° Mostra Internacional de Teatro Infantil (Miti) e a entrada é um brinquedo novo ou usado em bom estado.

Caquilhos de Munchausen é uma adaptação livre da fantasiosa obra do alemão Rudolf Erich Raspe, centrada em seu mais célebre personagem, o Barão de Munchausen. Nesta versão da Cia Arte Negus, o Barão é inserido num contexto com referências mais brasileiras. É o primeiro trabalho do grupo que utiliza o teatro de máscaras e formas animadas, somadas ao trabalho de jogo cênico do palhaço.

“A adaptação do texto teve início com o entendimento de que histórias não são estáticas, mas vivas na boca de quem as conta. E justamente por isso, houve esse ímpeto em adaptar a obra de Raspe. A própria versão de Raspe é uma transformação de suas versões iniciais, diz-se que o autor publicou 12 versões diferentes de seu livro”, revela Augusto Figliaggi, da Cia Arte Negus.

Na adaptação, o Barão é um velho cansado que quer contar suas histórias para os convidados. O espaço cênico é a sala da casa do próprio Barão, e, aos poucos, a casa se transforma em território para que seus causos sejam encenados. Junto dele tem uma divertida serviçal, a Russa, que dá o tom cômico à apresentação. Mas será que tudo o que o Barão diz é verdade?

Norteado por composições e sonoplastia do músico Thiago Gim e da musicista Estela Ceregatti, o espetáculo leva, de maneira sutil, ao entendimento desse complicado relacionamento entre o Barão de Munchausen e sua serviçal Russa. “Toda história tem uma parte mentira, uma parte verdade. Todo contador que parte, deixa saudade. É um espetáculo que fala sobre crença, a crença na palavra pronunciada por um amigo”, conclui Figliaggi.

Com patrocínio do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC-MT), e da Caixa Cultural, a 7° Miti integra o Circuito de Festivais de Teatro de Mato Grosso e segue com programação intensa até dia 16 de outubro. Além de diversos espetáculos, o evento contempla ainda uma curiosa Oficina de Brinquedos Populares. Consulte a programação completa da mostra em www.mostrainfantil.com.br.

Serviço

O que: Espetáculo “Caquilhos de Munchausen” - Cia Arte Negus (SP)

Quando: Quinta-feira (13.10), às 15h

Onde: Cine Teatro Cuiabá

Ingresso: Um brinquedo novo ou usado em bom estado

Ficha técnica: Texto e Direção: Cia Arte Negus / Produção: Elaine Guarani / Cenário e Adereços: Augusto Figliaggi e Elaine Guarani / Figurino: Milton Venturini e Vera Lucia Barbosa / Elenco: Elaine Guarani e Augusto Figliaggi / Sonoplastia e Trilha Sonora:Thiago Gim e Estela Ceregatti / Iluminação: Taty Kanter e Umberto Lima

Programação Completa

Caquilhos de Munchausen

Cia Arte Negus - SP

Dia: 13.10 (quinta-feira)

Horário: 15h

Local: Cine Teatro Cuiabá

Entrada: 1 brinquedo

O Pequeno Príncipe

Teatro de Brinquedo - MT

Dia: 13.10 (quinta-feira)

Horário: 9h

Local: Cine Teatro Cuiabá

Entrada: 1 brinquedo

Chapeuzinho Vermelhô?

Os profiçççionais - SP

Dia: 14.10 (sexta-feira)

Horário: 9h e 15h

Local: Cine Teatro Cuiabá

Entrada: 1 brinquedo

O Concerto da Lona Preta

Trupe Lona Preta - SP

Dia: 14.10 (sexta-feira) em Acorizal

Local: Praça Coronel Tonho

Dia: 15.10 (sábado) em Nossa Senhora do Livramento

Local: Praça de eventos

Dia: 16.10 (domingo) em Nova Brasilândia

Local: Praça Nossa Senhora Aparecida

Horário: 18h

Entrada: 1 brinquedo

A Princesa Engasgada

Grupo Teatral de Risco – MS

Dia: 15.10 (sábado)

Horário: 18h

Local: Arena Pantanal

Entrada: 1 brinquedo

Entre Janelas

Tato Criação Cênica - PR

Dia: 15.10 (sábado)

Horário: 17h

Local: Cine Teatro Cuiabá

Entrada: 1 brinquedo

Mel de Melão

Monofoliar - MT

Dia 16.10 (domingo)

Horário: 18h30

Local: Arena Pantanal

Entrada: 1 brinquedo

11 a 16 DE OUTUBRO DE 2016

A oficina "Brinquedos Populares" tem como objetivo construir brinquedos tradicionais brasileiros, proporcionando ao professor/educador ferramenta para o resgate da cultura, do fazer manual e para a transformação de consumidor para produtor de arte e entretenimento.

Data: 13 e 14 de outubro

Horário: 14h às 17h30

Carga horária: 15 horas. Com certificação

Nº de vagas: 30

Local: Auditório do Museu de Arte de Mato Grosso (Rua Barão de Melgaço, 3565 Centro - Cuiabá/MT)

Público-alvo: Professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental, Educadores e demais interessados.

Ministrante: Micheli Sierra





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/24669/visualizar/