Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CULTURA
Terça - 01 de Novembro de 2016 às 09:26
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto: Gcom-MT

A partir de quinta-feira (03.10), mais de quatro mil estudantes de todos os cantos do país estarão em Cuiabá em busca de medalhas nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs – 2016). Mas nem só de competição vivem os atletas, e muitos deles (e seus familiares) têm curiosidade de conhecer um pouco da cultura local. Opções de lazer não faltarão para os turistas.

O Sesc Arsenal, por exemplo, é uma boa pedida para os atletas relaxarem após um dia inteiro de competição. O lugar é aconchegante, com música ao vivo e refeições boas e com custo acessível. Toda quinta-feira ocorre a feira “Bulixo”, com uma infinidade de artesanatos e comidas típicas. O Sesc está localizado no bairro do Porto, atrás do estádio de futebol Eurico Gaspar Dutra (Dutrinha). Mais informações sobre o funcionamento do local pelo telefone (65) 3616-6901.

Para quem gosta de história e cultura, os museus Morro da Caixa D’água Velha e Histórico de Mato Grosso estão entre as opções. O Morro da Caixa D’água Velha foi a primeira estação de tratamento de água de Cuiabá, no ano de 1882. Hoje o local abriga as peças da antiga estação, além de receber exposições fotográficas e de artistas plásticos de Cuiabá. O museu fica na esquina da Rua Nossa Senhora de Santana com a Rua Comandante Costa, bairro Centro-Sul. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Já o Museu Histórico de Mato Grosso abriga antiguidades que remontam o surgimento do estado. Lá estão as histórias dos antigos capitães generais e governantes, dos períodos Provincial e Republicano, retratadas em mobiliários, réplicas do homem bandeirante e suas vestimentas, e uma maquete da Cuiabá enquanto colônia. O museu fica aberto de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h, na praça da República, centro de Cuiabá.

Já para quem gosta de fotos antigas, o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (Misc) é a pedida. O local – que é um casarão em estilo colonial – possui um acervo riquíssimo de fotos que remontam uma antiga Cuiabá das décadas de 20, 30, 40, 50 e 60. O Misc também abriga películas de filmes e retroprojetores dos primeiros cinemas da Capital. O espaço fica na Rua Voluntários da Pátria, no centro histórico da cidade. Mais informações pelo telefone (65)3617-1288.

O Palácio da Instrução também é recheado de histórias. Tombado como patrimônio do Estado em 1983, localiza-se no Centro Histórico de Cuiabá, ao lado da Igreja Matriz. Edificado em pedra canga e cristal nos alicerces e paredes de adobe com largura que se aproxima dos 80 cm, a construção é típica da época de estilo Neoclássico. O palácio está localizado na Rua Antônio Maria, nº 251, Praça da República, Centro de Cuiabá. O horário de funcionamento é de terça a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h. Mais informações pelo telefone (65) 3025-3221.

Os participantes do JUBs também podem aproveitar um dia de folga dos jogos para assistir a uma peça no Cine Teatro Cuiabá. Nos dias 5 e 6 de novembro, por exemplo, ocorre o espetáculo “Encontros Impossíveis”, que aborda a temática espírita. O Cine Teatro fica na Avenida Getúlio Vargas, centro da Capital. Mais informações sobre a programação pelo telefone (65) 2129-3848.

Abertura dos jogos

A cerimônia de abertura do JUBs ocorre no próximo dia 3, às 19 horas, no ginásio Aecim Tocantins. A festa será aberta ao público e contará com show nacional da banda de rock NX Zero. Para participar, basta doar 2 kg de alimentos, que serão trocados por ingressos.

A troca deve ser realizada até esta quarta-feira (02.11), das 10h às 17h, no ginásio Aecim Tocantins. Não haverá troca de ingressos no dia do evento. Menores de 18 anos devem ir acompanhados de um responsável.

Sobre a competição

O JUBs chega à 64ª edição como a maior competição universitária do país. O evento reunirá, em Cuiabá, 4.500 participantes dos 26 estados e do Distrito Federal, entre delegações, árbitros, voluntários e Comitê Organizador. Serão 17 modalidades esportivas, sendo 13 individuais e quatro coletivas.

Além das já conhecidas badminton, basquete 3x3, judô, corrida de rua, natação, vôlei de praia, tênis, tênis de mesa, xadrez, basquetebol, futsal, handebol e voleibol, a edição deste ano traz algumas novidades: JUBs Acadêmico, futebol virtual – com o jogo Fifa 2016, plataforma PS4 –, natação paralímpica e tênis de mesa paralímpico.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/25142/visualizar/