Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CULTURA
Terça - 22 de Março de 2016 às 14:25
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


Após 10 anos sem emprestar livros, a Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça reabre as portas nesta quarta-feira (23.03) para a população, com parte do acervo informatizado e disponibilidade das obras para o empréstimo domiciliar. Fundada em 1912, a instituição faz 104 anos no dia 26 de março e é a maior na esfera de bibliotecas públicas de Mato Grosso. Hoje conta com aproximadamente 100 mil volumes catalogados e disponíveis para consulta.

“A Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça é um patrimônio histórico e cultural da sociedade mato-grossense. Durante os meses que ficou indisponível para visitação, realizamos ações de informatização e organização do acervo. Graças a esse esforço de modernização, reabrimos com a novidade do empréstimo de livros, além de disponibilidade de títulos para pesquisa no site da própria biblioteca e download de títulos”, destaca o secretário de Estado de Cultura, Leandro Carvalho.

A reabertura atende a um compromisso da Secretaria de Estado de Cultura com o Ministério Público Estadual. Por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado em agosto do ano passado, ficou acordado que o retorno das atividades ocorreria até 26 de março deste mês, aniversário de 104 anos da Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça. A cerimônia será às 15h, com visitas guiadas e confecção de cadastro para empréstimo de livros.

O acervo da Biblioteca está dividido em 10 coleções temáticas: Mato Grosso, Obras Raras, Afro-Brasileira, Indígena, Braille, Literatura Infantil, Periódico, Literatura, Acervo Videoteca e Acervo Geral. Aproximadamente 40% deste acervo estão informatizados, com a possibilidade de busca de obras e autores, ambiente web e disponibilidade de download da obra completa do mato-grossense Estevão de Mendonça.

Atualmente a Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça está localizada no Palácio da Instrução, centro histórico de Cuiabá. A partir de 2017, a Biblioteca será transferida para a Casa Barão de Melgaço, na edificação da rua Comandante Costa, após realização de reforma de adequação do espaço. A gestão da Biblioteca, a partir deste momento, será realizada de forma compartilhada com a Academia Mato-Grossense de Letras e o Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso. "Com a mudança para a Casa Barão, a Biblioteca Pública vai funcionar dentro de um novo conceito, como um espaço vivo e dinâmico, com atividades de estimulo à leitura e formação de novos leitores", explica o secretário.

Empréstimo de livros

Interessados em fazer o empréstimo das obras devem fazer um cadastro no local, levando originais e cópias dos documentos pessoais, comprovante de residência e duas fotos 3x4. Tanto a confecção da carteirinha quanto o empréstimo serão gratuitos. Cada pessoa terá direito a levar dois livros por um prazo de 10 dias, com possibilidade de renovação.

Serviço

A Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça está localizada no Palácio da Instrução, na rua Antônio Maria, nº 251, Praça da República, Centro de Cuiabá. O horário de atendimento é das 8h às 18h, sem intervalo de almoço. Mais informações: www.bibliotecapublica.mt.gov.br e (65) 3612-9240 




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/2543/visualizar/