Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CULTURA
Sexta - 18 de Novembro de 2016 às 07:06
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto: Divulgação
De acordo com o oficineiro, Agamenon Abreu, os objetos são criados a partir do reaproveitamento de materiais que iriam para o llixo
De acordo com o oficineiro, Agamenon Abreu, os objetos são criados a partir do reaproveitamento de materiais que iriam para o llixo

A Funarte, com apoio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), traz a Cuiabá uma das ações do programa Oficinas de Capacitação Técnica e Artística em Artes Cênicas da Funarte 2016. Trata-se da Oficina de Criação de Adereços, ministrada por Agamenon Bonfim Abreu (BA) que ocorre entre os dias 28 de novembro e 2 de dezembro. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas por formulário da internet, disponível no link.

O curso gratuito é voltado à capacitação de estudantes de teatro, educadores e interessados na linguagem plástica teatral em busca de novos conhecimentos. As aulas são realizadas em dois espaços da capital: no dia 28 de novembro, das 18 às 22h na Casa Cuiabana e entre os dias 29 de novembro e 2 de dezembro, no Sesc Arsenal, também das 18 às 22h.

De acordo com o oficineiro, Agamenon Abreu, o foco é o desenvolvimento de processos de criação e execução, bem como gerenciamento de projetos para confecção de adereços para teatro, com foco em adereços de figurinos a partir da reutilização de materiais como papel, tecidos e embalagens, dentre outros.

“Serão criados, recriados e reutilizados chapéus a partir do reaproveitamento de materiais que vão para o lixo; bem como criação de tiaras e coroas em diversos estilos e variados materiais e acabamentos”, adianta. A metodologia consiste em desenvolver aulas expositivas com apresentação de imagens de adereços de figurinos, além de realizar exercícios práticos passo-a-passo de cada processo em estudo. Também serão propostos trabalhos individuais e/ou em grupo com foco em projetos de adereçaria desde a criação, pesquisa ao processo de acabamento final.

Agamenon ressalta que esta é uma excelente oportunidade para estudantes e profissionais. “O trabalho técnico nas artes cênicas, e em particular na engenharia do espetáculo é ainda carente de formação, bem como de oportunidades de experimentações e investigações na área. A adereçaria cênica é um ramo da engenharia dos bastidores do teatro que ainda “padece” de trabalhos mais específicos no campo da formação, tanto de ciclagem como de reciclagem de profissionais”, declara.

Mais informações podem ser obtidas junto à Superintendência de Políticas Culturais, nos telefones (65) 3613-0233/0245 ou pelo e-mail coo.incentivoacultura@cultura.mt.gov.br.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/25578/visualizar/