Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CULTURA
Segunda - 21 de Novembro de 2016 às 07:17

    Imprimir


Foto por: Angélica Moraes/SEC-MT
O livro O Brasil pelos Brasileiros integra as comemorações pelos 150 anos de nascimento do Marechal Rondon
O livro O Brasil pelos Brasileiros integra as comemorações pelos 150 anos de nascimento do Marechal Rondon

Depois de publicado na íntegra o primeiro relatório científico da Comissão Rondon, a Secretaria de Estado de Cultura publica agora “O Brasil pelos Brasileiros” (Carlini e Caniato) e lança um novo olhar sobre o inestimável legado que mato-grossense Candido Mariano da Silva Rondon deixou ao país e ao mundo.

A obra, que integra as comemorações dos 150 anos de nascimento do Marechal reúne, em um só volume, 86 relatórios produzidos pela Comissão Rondon ao longo de mais de meio século de trabalho por ocasião das diversas expedições para a implantação das Linhas Telegráficas e Estratégicas, do Serviço Nacional de Proteção aos Índios e Trabalhadores Nacionais (SPTIN), bem como da expedição em busca do Rio da Dúvida, que Rondon realizou ao lado do presidente americano Theodore Roosevelt.

A publicação é composta de um DVD, contendo o conjunto dos 86 relatórios e documentos, e um livro que registra os trabalhos da Comissão e de Rondon. O trabalho também está disponível em PDF.

“Com esta publicação a SEC segue cumprindo um dos seus objetivos, preservar e promover o patrimônio histórico e artístico, material e imaterial mato-grossense, bem como de democratizar o acesso universal às artes e à cultura”, observa o secretário Leandro Carvalho. “Trata-se de uma publicação inédita, de grande fôlego e que, a partir de agora, poderá ser acessada irrestritamente por todos os interessados”, completou.

O livro é o resultado de um trabalho investigativo feito a seis mãos, com autoria dos historiadores Elizabeth Madureira Siqueira, do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso (IHGMT) e Academia Mato-grossense de Letras (AML), Fernanda Quixabeira Machado, coordenadora de Patrimônio Cultural da SEC e Luciwaldo Pires de Ávila, gerente de Inventário, Tombamento e Registro da instituição.

Para Luciwaldo, conhecer a obra de Rondon por seus feitos no campo das comunicações e na integração do segmento indígena seria redundante, visto as inúmeras publicações literárias e científicas já existentes, tanto no Brasil quanto no exterior, além de vasta produção acadêmica.

“Fizemos um exaustivo levantamento das publicações da Comissão Rondon disponíveis nos principais centros de pesquisa do país e, em seguida, nos debruçamos sobre acervos bibliográficos de Mato Grosso com o objetivo de levantar os relatórios e produção científica da Comissão nas áreas da saúde, zoologia, etnografia, botânica, geologia, cartografia, astronomia, recursos hídricos, entre outras”, explicou o historiador.

O material compilado é resultado de quase meio ano de investigação nos acervos da Casa Barão de Melgaço, Biblioteca Estadual Estevão de Mendonça, Arquivo Público de Mato Grosso e Biblioteca Central da UFMT/Acervo Amidicis Diogo Tocantins, além da colaboração dos historiadores Paulo Pitaluga Costa e Silva e Anna Maria Ribeiro Moreira da Costa, que emprestaram exemplares que ainda estavam faltando.

A segunda etapa do trabalho foi estudar vida e obra dos cientistas que colaboraram com os trabalhos científicos da Comissão Rondon. O levantamento revela a qualidade destes pesquisadores que estudaram, analisaram e ofereceram condições para o sucesso da empreitada de Rondon.

“A obra começa com a trajetória histórica de Cândido Mariano da Silva Rondon e sua inigualável capacidade de liderança, além de sua preocupação quanto à necessidade do amparo científico para o sucesso da missão. Por isso sua importância entre os trabalhos e pesquisas científicas na descoberta do Brasil pelos brasileiros”, acrescenta Luciwaldo.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/25637/visualizar/