Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CULTURA
Sexta - 02 de Dezembro de 2016 às 09:09
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto por: Rafaella Zanol/GCom-MT
Governador Pedro Taques, Marcelo Araújo, presidente do Ibram e secretário Leandro Carvalho
Governador Pedro Taques, Marcelo Araújo, presidente do Ibram e secretário Leandro Carvalho

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), assinou nesta quinta-feira (01/12) convênio com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) no valor de R$ 250 mil para a implantação do Sistema Estadual de Museus de Mato Grosso. A solenidade contou com a presença do governador Pedro Taques, o secretário de Cultura, Leandro Carvalho e o presidente do Ibram, Marcelo Mattos Araújo.

Segundo levantamento da Coordenação de Patrimônio Cultural da SEC, o estado possui 60 instituições distribuídas em 33 municípios e um distrito de MT. Deste total, 48 são públicas e 12 privadas. Quanto à natureza jurídica, são 35 municipais, dez estaduais e três federais.

O projeto de implantação do Sistema Estadual de Museus da SEC foi um dos cinco contemplados em chamamento público do Ibram, que contou com mais de 100 iniciativas inscritas, e deverá impactar positivamente na maneira como as instituições regionais trabalham, atuam e se relacionam.

O convênio tem como objetivo implantar o Sistema por meio da elaboração e disponibilização de uma plataforma de dados e informações que visa dar suporte e efetivar as ações desenvolvidas nestes equipamentos culturais, ampliar e diversificar a comunicação com o público e ainda garantir a formação e capacitação de profissionais para a atuação nos museus. Pretende-se também implementar programas de modernização e salvaguarda dos acervos.

“A implantação desse sistema estadual é muito importante para que possamos dar uma organicidade aos museus existentes no estado. E ainda reforça a idéia de que visitar museus, conhecer nossa história e o que temos é um sinal de futuro”, frisou o governador Pedro Taques.

Para o presidente do Ibram, a iniciativa representa um avanço fundamental nesta área, visto a importância dos museus para o desenvolvimento social.

“Esse convênio registra o apoio do Instituto e do Ministério da Cultura a essa iniciativa do governo de Mato Grosso de dinamizar o seu Sistema Estadual de Museus integrando-o ao Sistema Nacional para dar cumprimento a esse novo papel social que os museus desempenham, principalmente na sua articulação com a educação e o desenvolvimento sustentável”, observou Marcelo Araújo.

Com a implantação do Sistema Estadual de Museus será possível alcançar algumas metas propostas pelo Plano Nacional Setorial de Museus como, por exemplo, o cadastro e informatização de 100% dos museus mato-grossenses; construção de uma plataforma de dados museais; capacitação profissional; estímulo a ações educativas e aumento do número de visitantes.

“O Sistema é uma ferramenta importante para a integração destes equipamentos culturais que promovem cultura e desenvolvimento humano no estado e nos municípios. O sistema faz com que todos sentemos na mesma mesa e nos conheçamos, afinal ainda não há essa integração”, acrescentou o secretário Leandro Carvalho. “Esta é uma área prioritária para a SEC que coincide com os novos chamamentos para a gestão dos equipamentos culturais em 2017”, conclui.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/25954/visualizar/