Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
JUSTIÇA
Quarta - 16 de Março de 2016 às 08:18
Por: Olhar Direto

    Imprimir


O Supremo Tribunal Federal concedeu, ontem, por três votos a dois, liberdade ao ex-governador Silval Barbosa no processo proveniente da Operação Sodoma. O político, porém, segue preso em conseqüência da Operação Seven. 

Votaram pela liberdade os ministros Edson Fachin, Marco Aurélio e Luiz Fux. Já Rosa Weber e Luis Roberto Barroso votaram por negar a liberdade a Silval.

Na Sodoma, o procedimento foi deflagrado no dia 15 de setembro de 2015 pela Delegacia Fazendária. A investigação apontou um esquema criminoso no Governo de Mato Grosso, que atuaria fraudando concessões de incentivos fiscais.

Foi baseado nesses fatos que o Ministério Público de Mato Grosso ofereceu denúncia contra o ex-governador e os ex-secretários Marcel de Cursi e Pedro Nadaf, que continuam presos.  

A Justiça Estadual julgará os arrolados por extorsão mediante violência ou grave ameaça, crime de organização criminosa, concussão – que é receber vantagens em razão de sua função - e ocultação de bens.

Os advogados de Silval Barbosa disseram que irão utilizar o precedente da Suprema Corte para que também seja afastada a prisão do ex-governador na Operação Seven, já que a fundamentação foi semelhante a Sodoma.

Na Operação Seven, as investigações revelam que o ex-governador foi o principal responsável pelo desvio de R$ 7 milhões das contas do Intermat no final de 2014. A ação apura o desvio de dinheiro público por meio da compra fraudulenta de uma propriedade rural na região do Manso

 





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/2723/visualizar/