Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CULTURA
Sexta - 11 de Março de 2016 às 15:33
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


 Fazer intercâmbios. Trocar experiências e conectar a música de Mato Grosso. Essa é a proposta do baixista Wellington Berê, que desde o início do ano segue em turnê pelo Estado divulgando o seu mais recente trabalho: Conexões. A turnê que já passou por Jaciara, Cuiabá e Tangará da Serra chega a Chapada dos Guimarães, neste sábado (12).

O show será às 20h, no Espaço Pomodori, mas antes, músicos da cidade podem participar das 9h às 12h e das 15h às 17h de workshops de bateria, guitarra, contrabaixo e produção cultural, no mesmo local.

O projeto foi contemplado pelo programa de interiorização da cultura, Circula MT. “Acho que não havia nome mais apropriado para o meu novo trabalho: Conexões. É exatamente isso que estamos fazendo, conectando músicos e público de Mato Grosso. Temos grandes profissionais e muitos deles, se encontram no interior e não dispõem de muitas oportunidades de capacitação e interação. O edital atende a essa necessidade”, explica.

A dinâmica de interação, por meio de workshops e circulação do artista pelas quatro cidades programadas estimula o desenvolvimento de uma rede de profissionais da música e produtores culturais. “Nós estamos mapeando esses músicos, identificando os destaques de cada cidade para interligarmos nossas ações”, ressaltou Berê.

Em Chapada, as atividades começam logo cedo. Interessados em participar da oficina devem chegar às 9h, no Espaço Pomodori, para workshop de bateria, com Tarcísio Sobreira e produção cultural, com Berê. De tarde, a partir das 15h, será de contrabaixo, com Berê e guitarra, com Manoel Izidoro. O gran finale será às 20 horas, com show instrumental do projeto Conexões.

Segundo Berê, essa é uma ideia que vem sendo maturada ao longo dos seus 15 anos de carreira. Músico dos mais atuantes em Mato Grosso, ele defende a troca de experiências entre os artistas do Estado, como forma de movimentar e enriquecer a música regional. O formato da turnê foi pensado justamente para promover conhecimento, articulação e produção de novos conteúdos entre os músicos.

O show traz músicas que revelam uma fase madura do músico, que tem o contrabaixo como principal instrumento de trabalho. São músicas desenvolvidas a partir de muita prática e estudo das teorias musicais.  

Além das músicas do novo álbum, em fase de gravação, o baixista vai tocar canções do seu penúltimo trabalho “Calor de Cuiabá”, que revela uma faceta mais pop do instrumentista. No Calor de Cuiabá todas as músicas são cantadas, já no Conexões todos os temas são instrumentais. Os shows da turnê também contam com clássicos da música mundial.

O show também mostra toda a versatilidade do contrabaixo, que normalmente é tido mais com um instrumento de condução. Em Conexões, Berê mostra uma série de formas de tocar o instrumento em uma música, com aplicação de acordes, improvisação e diferentes linhas de condução. “É um instrumento que se reinventa ao logo dos tempos, pois a cada ano surgem novas técnicas para se aplicar no contrabaixo”, ressaltou o instrumentista.

Em Conexões, Berê tem contato com o apoio de outros músicos na realização dos workshops, como é o caso de Danilo Bareiro (guitarra), Thiago Freitas (bateria), rapper Linha Dura e Paulo Teixera (gaita). Já a gravação do álbum conta com as participações especiais de grandes músicos do Brasil, como Sandro Souza (bateria), Celso Pixinga (contrabaixo), Nelson Faria (guitarra), o instrumentista Eduardo Taufic e Nei Conceição (contrabaixo).





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/2816/visualizar/