Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CULTURA
Sábado - 27 de Maio de 2017 às 08:06
Por: Redação TA c/ ALMT

    Imprimir


Foto: JLSiqueira/ALMT
Teatro do Cerrado é palco de vários espetáculos de dança
Teatro do Cerrado é palco de vários espetáculos de dança

O Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros vai sediar a 2ª edição do Festival Dançaí, no dia 27 de maio, em duas etapas, às 16h30 e às 19h30. O festival é aberto a todos os bailarinos, amadores ou profissionais, independente de escolas. “Nosso objetivo é unir todos que trabalham com dança em nosso estado, uma vez que o que mais ocorre são apresentações por escolas de danças, estamos abrindo para todos, incluindo dançarinos independentes”, explica Maysa Leão, uma das organizadoras do evento. A entrada pode ser adquirida por R$ 20 mais um quilo de alimento não perecível ou um litro de leite.

As inscrições, que ficaram abertas até o dia 20, ou até o preenchimento das vagas, resultaram em 45 vagas preenchidas. Os inscritos são de Cuiabá e de diversos municípios mato-grossenses, como Sinop, Várzea Grande, Cáceres, Sorriso e Nortelândia, entre outros. Juntos eles trarão oito categorias de dança: jazz, balé clássico, sapateado, hip hop, dança do ventre, dança de salão, stiletto dance e dança contemporânea. O festival vai premiar com R$ 300 o melhor de cada uma dessas categorias de dança. Também será premiada, com um presente surpresa, a equipe que tiver maior número de integrantes e a que trouxer maior público.

Maysa diz que o número de municípios representados ainda é tímido porque falta fomento por parte de administradores públicos e empresários do setor privado. “A grande maioria é de Cuiabá, porque infelizmente as equipes têm dificuldades em encontrar patrocínio no interior para se dirigirem e se hospedarem na capital”, diz. Maysa entende que “a sociedade, principalmente os empresários, ainda não despertaram para investir em arte, então fica difícil ao artista vir de outra cidade e se hospedar na capital”

Exatamente por falta de patrocínio aos participantes, o festival que, estava programado para ocorrer em dois dias, foi compilado para um só dia, em duas etapas. “Vamos fazer em um só dia, e graças à parceria da Sala da Mulher e do Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, porque as prefeituras ainda não despertaram, e temos necessidade de encontrar fomento”, disse Maysa.

Essa é a segunda edição do Dançaí. A primeira edição aconteceu no dia 4 de junho de 2016 e reuniu 92 bailarinos de 32 equipes de vários municípios de Mato Grosso. O festival reuniu 600 pessoas na plateia, arrecadando, com o ingresso solidário, mais de 800 quilos de alimentos, que foram doados, em cerimônia oficial na Sala da Mulher da Assembléia Legislativa, a diversas instituições e entidades filantrópicas que atuam em MT.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/30394/visualizar/