Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CULTURA
Terça - 01 de Março de 2016 às 15:09
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


Contemplado pelo programa Circula MT, voltado à interiorização e democratização do acesso à cultura, o artista Heitor Magno dá início à itinerância da exposição Santuários. A abertura será nesta terça-feira (01.03), às 20 horas, no Museu Histórico de Mato Grosso. Logo, a mostra segue para as cidades de Chapada dos Guimarães e Santo Antônio do Leverger. Em Cuiabá, permanece aberta à visitação até o dia 30, de terça-feira a sábado, das 09h às 17h.

Para ele, a aprovação na seleção pública realizada pela Secretaria de Estado de Cultura, é um marco em sua carreira. “É um divisor de águas. É muito relevante meu nome integrar uma gama enorme de profissionais representativos das artes que começam a circular pelo Estado. Esse incentivo é muito importante para que os artistas possam mostrar sua arte e reforçar seu caráter transformador da cultura. É um marco para o desenvolvimento de nosso Estado”, declara.

O trabalho que o artista vem desenvolvendo tem garantido ressonância entre o público. Observador inquieto, Heitor Magno não se conforma com o registro da imagem pura. Um cenário, uma paisagem capturada por ele, certamente não será mais a mesma e a partir de sua inventividade, ganhará novos contornos, cores, intervenções diversas, pois Magno é um fotógrafo que desenha, pinta e cola.

Nesta nova série lança um olhar inusitado sobre o patrimônio sacro-histórico de três cidades mato-grossenses. Chapada dos Guimarães, Santo Antônio de Leverger e Cuiabá são contempladas com o poder de criação de Magno que já expôs em galerias de São Paulo, Londres e tem trabalhos publicados no livro Fine Art Male Photography, lançado em Nova Iorque.

A ideia do artista é levar o público a comungar da religiosidade folclórica do México em consonância com a realidade mato-grossense. “Fiz registro das igrejas Bom Despacho, Matriz e São Benedito em Cuiabá, de Santo Antônio, em Leverger e de Santana, em Chapada. Me amparei muito no fato de que o povo mato-grossense tem uma ligação muito forte com a religiosidade, mas extrapolei os limites culturais e geográficos ao promover a associação destes patrimônios à cultura mexicana. O resultado é a religiosidade realçada por elementos diversos”, explica.

As imagens das igrejas são incrementadas por sobreposições fotográficas, colagens de figuras de santos, anjos e desenhos, inspirados pela alegria da arte mexicana. “Fico sempre atento a novas ferramentas tecnológicas de manipulação de imagens para fazer minha arte. Uso a fotografia como base para um novo universo”.

De acordo com curador de arte, William Gama, com a exposição, Heitor traz também à tona novos barrocos e signos para cada um dos templos e santos, fruto da sua sobreposição de imagens. Ao discutir os Santuários mostra suas ocupações físicas imponentes e centrais, nos remetendo a belle époque da ocupação católica cristã. Sempre ocupando lugar de destaque, algumas dessas igrejas existem desde os primórdios da Vila Real do Senhor Bom Jesus do Cuiabá. Junto à expedição Langsdorff em 1827, de passagem por essas terras o desenhista francês, Hercule Florence disse que estes templos estavam ali no ponto mais alto da cidade ‘coroando o topo das colinas.

Segundo Gama, o artista questiona vários assuntos. “Além do conjunto arquitetônico e cultural representado por cada uma dessas igrejas, oferece ao público, o seu olhar contemplativo e inusitado, cheio de formas e texturas, expondo um trabalho conciso que nos leva a reflexão de ser e estarmos rodeados por estes objetos ricos em detalhes que contam várias passagens da nossa civilização”.

Oficinas e Agendamento Escolar

Heitor Magno divide sua vivência como artista e as técnicas que utiliza em uma oficina voltada para o público acima dos 14 anos. Basta levar uma câmera fotográfica ou de celular. Em Cuiabá, será nos dias 18 e 19 de abril; em Santo Antônio de Leverger, nos dias 27 e 28 de abril; e em Chapada dos Guimarães, nos dias 27 e 28 de maio, sempre das 14 às 17h. As inscrições podem ser feitas no Museu de Arte de Mato Grosso ou pelo e-mail cumbarufilmes@gmail.com. A exposição também recebe o público estudantil com agendamento escolar pelo telefone 2136-9234.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/3080/visualizar/