Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CULTURA
Quinta - 22 de Junho de 2017 às 09:38
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto por: Junior Silgueiro/Gcom-MT
A MT Escola de Teatro fica no Cine Teatro Cuiabá, equipamento cultural da Secretaria de Estado de Cultura (SEC)
A MT Escola de Teatro fica no Cine Teatro Cuiabá, equipamento cultural da Secretaria de Estado de Cultura (SEC)

Inaugurada há sete meses, a MT Escola de Teatro oferece cursos regulares e de extensão para artistas e amantes do palco, gratuitamente. Os cursos já estão em andamento, mas, nesta sexta-feira (23.06), a escola oferece separadamente o módulo "Stanislavski e a escrita contemporânea para teatro", às 19h, no Cine Teatro Cuiabá.

A aula faz parte do cronograma do curso de extensão Panorama das Artes. Não é necessário ter experiência na área teatral, mas é exigido ter idade acima de 18 anos.

O conteúdo do encontro contempla a história de Constantin Stanislavski, além da criação do Método Stanislavski. Nascido na Rússia, em 1863, foi ator, diretor, estudioso, criador de técnicas teatrais e fundou o Teatro de Arte de Moscou, no qual permaneceu na direção durante 40 anos.

O artista deu ao mundo um método de interpretação de personagens que é usado até hoje. Em suas palavras, "todos os nossos atos, mesmo os mais simples, aqueles que estamos acostumados em nosso cotidiano, são desligados quando surgimos na ribalta, diante de uma plateia de mil pessoas. Isto é, por que é necessário se corrigir e aprender novamente a andar, sentar ou deitar. É necessário a auto reeducação para, no palco, olhar e ver, escutar e ouvir".

A aula será conduzida pelo dramaturgo, roteirista, ensaísta e diretor Aimar Labaki. Autor de premiados espetáculos adultos e infantojuvenis, escreveu também telenovelas, documentários, roteiros de programas de televisão e já assinou importantes direções.

As inscrições para participar da aula aberta da MT Escola de Teatro estão sendo feitas diretamente no Cine Teatro Cuiabá.

A MT Escola de Teatro é uma iniciativa do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Cultura (SEC), em parceria com a Associação Cultural Cena Onze e Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap), de São Paulo.

O Cine Teatro Cuiabá é um equipamento cultural da SEC-MT, administrado via contrato de gestão, pela Associação Cultural Cena Onze.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/31044/visualizar/