Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CULTURA
Sábado - 24 de Junho de 2017 às 11:59
Por: Redação TA c/ ALMT

    Imprimir


Foto: Ronaldo Mazza/ALM

No próximo domingo, dia 25, o Parque das Águas recebe o projeto "Domingo no Parque", a partir das 16h. O evento celebra a cultura nas suas diversas vertentes, com intervenções artísticas gratuitas.A primeira edição do projeto Domingo no Parque traz o Concerto das Águas, com a Orquestra Sinfônica da UFMT e seu o espetáculo 'Trilhas de Cinema' - com encenação do grupo teatral Tibanaré. A orquestra se apresenta ainda ao lado do cantor e compositor Flávio Venturini, um dos ícones do fértil movimento Clube da Esquina de Minas Gerais. Suas canções marcaram várias gerações em arranjos sinfônicos especiais. Esta é a terceira vez que o artista se apresenta com a Orquestra.


De acordo com o maestro, "o Concerto das Águas surgiu a partir dos concertos temáticos realizados em parceria com a Associação Casa de Guimarães. A ideia é oferecer à população concertos que revelem, além da questão musical, uma preocupação com o meio ambiente". A programação conta também com contação de histórias, oficinas para crianças, atividades circenses, corrida kids, entre outros.

O Parque das Águas, local escolhido para a realização do evento, foi projetado para receber alternativas de cultura, lazer e turismo à população cuiabana. Construído no entorno da antiga Lagoa Paiaguás, está situado na Avenida Herminia Torquato da Silva, no Centro Político Administrativo. "O Concerto das Águas" é um presente que a cidade merece, através do qual a população terá acesso gratuito a um espetáculo que reúne música sinfônica, música popular e teatro, com um viés adicional que é a conscientização ambiental. Por isso destinei uma emenda parlamentar para este evento que certamente agradará a crianças, jovens e adultos.

O projeto 'Domingo no Parque' é uma realização do Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Prefeitura de Cuiabá e Casa de Guimarães.

Sobre o projeto
Domingo no Parque' intenciona fortalecer a cadeia produtiva, oferecendo shows e intervenções culturais gratuitas, promovendo a cultura local, gerando mercado de trabalho para artistas, produtores culturais e técnicos, e fomentando novas plateias. A ideia é possibilitar ao público que lá comparecer, uma experiência única, resultado da junção da música, arte e lazer.

O artista

Flavio Venturini foi integrante dos grupos O Terço e 14 Bis. O músico partiu em carreira solo em 1982, com o disco “Nascente”, aclamado por crítica e público, eternizando canções como “Espanhola” e a faixa título, que hoje já conta com dezenas de regravações de artistas consagrados como Milton Nascimento, Beto Guedes, e, no exterior, por Pat Metheny, Herbie Hancock, Jane Monheit, Jack Dejonette, Charlie Haden e Michael Brecker. Autor da maioria de suas composições, Flavio compôs sucessos em parceria com Renato Russo (“Mais uma vez”), Jorge Vercilo (“Fênix”) e Guarabira (“Espanhola”). Em 2009 lançou o DVD e CD “Não se Apague esta Noite”, com participações especiais de Mart’nália, Marina Machado e Luiza Possi. Sempre se apresentando pelo Brasil e por festivais no exterior, Flavio Venturini lançou em outubro seu novo CD de músicas inéditas “Venturini”.

Programação Infantil (a partir das 16h)

·Circo Zabilim Plim Plim – Ilson Oliveira

·Oficina de Resíduos de Madeiras – Carlão dos Bonecos

·Inclusão Literária – Clóvis Matos

·Corrida Kids

·Contação de histórias - Alicce Oliveira


Concerto das Águas

·Orquestra Sinfônica da UFMT – Trilhas de Cinema com Grupo Tibanaré

·Orquestra Sinfônica da UFMT com Flávio Venturini

A tarde deste próximo domingo promete no Parque das Águas. Circo Zabilim Plim, oficinas de resíduos de madeiras, inclusão literária, corrida kids, contação de histórias, orquestra sinfônica da UFMT são algumas das incríveis atrações para toda a família. O projeto 'Domingo no Parque' é uma realização do Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Prefeitura de Cuiabá e Casa de Guimarães.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/31121/visualizar/