Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CULTURA
Sexta - 26 de Fevereiro de 2016 às 10:17
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


Estão abertas as inscrições para o curso de Contação de Histórias, que será realizado em comemoração ao dia Internacional do Contador de histórias, celebrado no dia 20 de Março.

O curso é gratuito e será ministrado nos dias 5,12 e , 19 de março e 02 de abril pela atriz e narradora  Alicce Oliveira, na Faculdade Evangélicas Integradas Cantares de Salomão (FEICS), das 8h às 12h e das 13h às 17h, ou 8h às 17h.

O projeto foi aprovado pelo Fundo Municipal de Apoio e Estímulo à Cultura em Cuiabá – Edital/2015, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, e Conselho Municipal de Cultura de Cuiabá.

A iniciativa faz parte do Projeto “Seja um contador de histórias” e a programação conta ainda com palestras e uma Mostra, que será o resultado do curso proposto por Alicce.

O Curso – Seja Um Contador de Histórias - será oferecido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação para até 50 participantes (atores, universitários, pedagogos e demais interessados no tema) e prioriza a ponte entre a teoria e a prática para o desenvolvimento e ampliação das competências utilizadas na elaboração criativa realizada durante o processo de formação.

As aulas serão do tipo expositivo dialógicas, com uma rica programação de temas que vão desde a preparação do Contador de Histórias; análise de textos literários e vídeos sobre a Arte de Contar Histórias; atividades de autorreflexão nos diferentes momentos do curso; processo de criação e construção da performance do narrador, através de recursos técnicos expressivos da voz e do corpo; oficina de construção de objetos sonoros; pesquisa, elaboração e preparação das histórias; vivência de conto e reconto.

Segundo Alicce, o projeto nasceu da vontade de promover a formação de novos narradores de histórias, incentivar a leitura, fortalecer e valorizar o profissional da narrativa oral no estado de Mato Grosso e preservar a identidade humana enquanto ser histórico, cultural e social.

Palestra Show

Em março serão realizados quatro encontros que atenderão até 800 professores da rede municipal de ensino, sendo 200 em cada palestra. 

Na palestra, será apresentado o universo da narrativa oral, seus benefícios, e os recursos e técnicas para contar histórias em sala de aula. Durante a exposição haverá apresentação de contação de histórias realizada por Alicce Oliveira.

As palestras ocorrerão nos dias 4, 11,17 e 31 de março no auditório da FEICS, das 8h às 11h, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA), 3500, Bosque da Saúde – Cuiabá/MT.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/3165/visualizar/