Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CULTURA
Segunda - 24 de Julho de 2017 às 10:02
Por: Redação TA c/ Gecom-MT

    Imprimir


Foto Divulgação

O cinema francês recebe destaque esta semana no Cine Teatro Cuiabá (CTC). De 25 a 28 de julho, serão exibidos oito filmes que retratam a sétima arte francesa. A programação faz parte da Mostra de Cinema Francês Contemporâneo, realizada por meio de uma parceria do CTC com a Cinemateca da Embaixada da França no Brasil e com o Institut Français. Diariamente, serão exibidas duas obras cinematográficas, uma às 16h30 e a outra às 19h30.

O Cine Teatro Cuiabá é um equipamento cultural da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso (SEC-MT), administrado via gestão compartilhada pela Associação Cultural Cena Onze.

A mostra apresenta um olhar contemporâneo sobre a produção cinematográfica, que ajuda a compor valores reconhecidos mundialmente e atualiza os laços entre Brasil e França, dando ao público a oportunidade de conhecer produções audiovisuais de boa qualidade.

A série começa com a projeção do filme O Grande Jogo (2015), de Nicolas Parisier, nesta terça-feira (25.07), às 16h30. O longa conta a história de Pierre Blum, um escritor de 40 anos que encontra no terraço de um casino um homem misterioso, Joseph Paskin. Influência política e manipulador carismático, ele leva Pierre em uma estranha jornada que o faz mergulhar num passado que preferiria esquecer, colocando, assim, sua vida em risco.

A programação segue, às 19h30, com a exibição de Os Invisíveis (2012), de Sébastien Lifshitz. Nascidos entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, seis franceses contam suas histórias pessoais, vividas em diferentes partes do país ao longo de quase todo o século XX. Embora sejam pessoas comuns, seus relatos refletem as transformações da sociedade nas últimas seis décadas. Sem que tenham optado por uma vida extraordinária, os casais Yann e Pierre, Bernard e Jacques e Catherine e Elisabeth foram desbravadores apenas por terem vivido numa época em que homossexuais eram totalmente discriminados pela sociedade.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/31893/visualizar/