Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CULTURA
Quinta - 25 de Fevereiro de 2016 às 10:04
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


Inserir a arte no cotidiano escolar é uma das propostas da exposição Irigaray Arte Cidade, que esta semana abre abre o agendamento para a visitação monitorada especialmente pensada para a comunidade escolar da rede pública ou privada.

Semanas antes, foram os educadores de instituições diversas do município, que receberam um curso de formação para se enveredar por conceitos da produção artística contemporânea, a relação da arte com a cidade e ainda, saber um pouco da história de um dos patrimônios públicos mais importantes da cidade, o Palácio da Instrução, sede da mostra.

De acordo com a coordenadora das ações pedagógicas, Ana Graciela, o trabalho do Educativo na exposição Irigaray: Arte Cidade se desenvolve na interface entre a formação dos educadores e a visita das escolas e alunos à exposição, buscando qualificar a experiência da visita com reflexão e produção de conhecimento.

“Impulsionamos assim, uma aprendizagem mais efetiva quando a escola pode interagir com a cidade e os aparelhos culturais disponíveis”, diz ela.

Na manhã desta quarta-feira, as primeiras turmas iniciaram a visitação nestes moldes. Os alunos ficaram impressionados com a atividade fora da escola. “Essa exposição contribui muito para a sociedade e, particularmente, me enriqueceu muito também. Do meu ponto de vista, a sociedade tem que valorizar mais a arte de Mato Grosso, frequentar mais as exposições. Isso me fez pensar que eu também preciso conhecer mais os museus, a história”, revela o estudante Nícolas Henrique, do 4º ano de agrimensura do IFMT.

Do ponto de vista pedagógico, o professor de Língua Inglesa do 3º ano de Eventos, do mesmo instituto, atesta que este tipo de visitação agrega muito ao despertar do conhecimento de cada um dos alunos. “Acredito que o acesso do aluno a essas obras contribui muito para o desenvolvimento do processo crítico e contribui para a formação de cidadãos mais capacitados”.

O agendamento escolar segue aberto para inscrições, até o dia 22 de abril, de terça a sexta-feira, das 8 às 20 horas. A participação pode ser garantida via ofício a ser enviado pelas escolas interessadas para o e-mail museudeartemt@gmail.com ou pelo telefone (65) 3025-3221 de acordo com disponibilidade de data e horário.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/3198/visualizar/