Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CULTURA
Quarta - 24 de Fevereiro de 2016 às 09:22
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


 A Secretaria de Estado de Cultura (SEC) publicou nesta terça-feira (23), no Diário Oficial, a lista de projetos habilitados na Chamada Pública – Desenvolvimento de Projetos Audiovisuais. Os membros da Comissão Especial de Chamamento Público da SEC avaliaram individualmente os recursos apresentados pelos proponentes, com análise e verificação de toda a documentação e  argumentação e declararam 20 projetos como habilitados a prosseguir no certame.

Inédito em Mato Grosso, o edital de Desenvolvimento de Projetos Audiovisuais prevê o desenvolvimento de obras seriadas e não seriadas de longa-metragem e de formatos de obra audiovisual, brasileiros de produção independente, com consultoria obrigatória de um especialista em desenvolvimento de roteiro audiovisual e com perfil profissional, coerente com a tipologia da obra apresentada a ser desenvolvida.

De acordo com Cínthia Mattos, superintendente de Políticas Culturais da SEC e membro da comissão, o edital da Secretaria de Cultura segue os mesmos parâmetros da Agência Nacional de Cinema (Ancine), inclusive no que se refere à documentação. “O único diferencial neste edital da SEC foi a exigência de um consultor”, observou.

Segundo ela, a principal falha encontrada ao longo da análise dos projetos apresentados foi a documental. “É importante ressaltar que todos os projetos foram analisados de forma criteriosa, oferecendo a todos os proponentes inabilitados a possibilidade da apresentação do recurso. Não foi aceita nenhuma documentação complementar, nem retificação da documentação apresentada na inscrição, conforme estabelece o edital”, acrescentou.

O certame entra agora em uma nova fase, com a avaliação técnica dos habilitados que ocorre até o dia 07 de março. Essa análise será feita por um grupo de pessoas de notório saber, pareceristas profissionais do segmento audiovisual, que levarão em conta critérios como o potencial criativo da obra a partir do conceito da proposta, qualificação técnica dos profissionais contratados e histórico de projetos desenvolvidos e produzidos, entre outros.

O resultado final será publicado no Diário Oficial e no site da Secretaria de Estado de Cultura no dia 14 de março.

Lançada em dezembro do ano passado, a chamada pública vai selecionar  até cinco projetos no valor de R$ 100 mil, totalizando R$ 500 mil em investimentos.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/3238/visualizar/