Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CULTURA
Quinta - 24 de Agosto de 2017 às 19:45
Por: Redação TA c/ Gecom-MT

    Imprimir


Foto: Francisco Alves/GCom-MT
A réplica do avião Demoiselle é um das atrações da exposição, que encanta visitantes de todas as idades
A réplica do avião Demoiselle é um das atrações da exposição, que encanta visitantes de todas as idades

Desde que foi aberta ao público no início de agosto, a exposição Santos-Dumont na Coleção Brasiliana Itaú tem sido visitada por dezenas de estudantes. Somente essa semana, cerca de 450 alunos, de diversas escolas da Grande Cuiabá, estão tendo a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história desse brasileiro, famoso internacionalmente, que foi muito mais que o "pai da aviação".

O encantamento começa já na entrada, onde o visitante é fazer o ckeck-in em um totem e ganha um bilhete impresso que pode guardar como lembrança. A partir daí ele percorre as várias salas do prédio centenário, localizado no centro histórico da Capital, em uma “viagem” pelo universo de Alberto Santos Dumont.

Para a comunidade escolar a exposição reúne diversão e conhecimento. A professora de Linguagens, Rosilda Araujo, da escola Senador Darcy Ribeiro acompanhou os alunos em uma visita guiada na tarde da última quata-feira (23).

“É muito interessante vir a campo mostrar para os alunos, na prática, o que abordamos em sala de aula. Isso acrescenta muito em conhecimento ao colocar o jovem em contato com documentos e fotos desse personagem histórico”’, disse.

Os objetos que compõem a exposição - cartas, documentos, réplicas, fotografias, objetos pessoais - fazem parte de um acervo de aproximadamente 15 mil itens da Fundação Itaú. Cerca de 600 peças foram selecionadas pela curadora Luciana Garbin. A mostra foi inaugurada em São Paulo, no ano passado, por ocasião dos 110 anos do primeiro voo do aeroplano 14 Bis, a mais famosa criação de Santos Dumont. Mas é outro avião, no entanto, que ganha destaque na mostra. Uma réplica em tamanho real da aeronave Demoiselle foi montada em uma das salas do Palácio da Instrução.

Para a estudante Letícia Antonela, 13, aluna da Emeb Senador Darcy Ribeiro, essa será uma experiência inesquecível. “É uma experiência única você poder aprender e ver tudo que aconteceu no passado e resgatar a história até os dias de hoje, principalmente para os adolescentes que não conhecem nada sobre Santos Dumont”.

A exposição fica em cartaz no Palácio da Instrução, centro da capital, até o dia 1º de outubro com entrada gratuita. Os horários de visitação são: de terça-feira a sexta-feira, das 8h às 19h; sábado, domingo e feriado, das 9h às 18h. Escolas interessadas em visitar a exposição devem fazer o agendamento pelo telefone (65) 3613-9240.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/32442/visualizar/