Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CULTURA
Sexta - 15 de Setembro de 2017 às 10:22
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto por: Francisco Alves/GCom-MT
Ao entrar na exposição o visitante faz o check in e inicia uma viagem pela trajetória do aviador brasileiro
Ao entrar na exposição o visitante faz o check in e inicia uma viagem pela trajetória do aviador brasileiro

A exposição Santos-Dumont na Coleção Brasiliana entra na reta final e já pode ser considerada sucesso de público. Nestes dois meses em cartaz no Palácio da Instrução, a mostra recebeu mais de 4.500 visitas, entre estudantes e público espontâneo. A exposição fica em cartaz até o dia 1º de outubro e tem entrada gratuita.

A mostra, uma parceria entre a Secretaria de Estado de Cultura (SEC-MT) e a Fundação Itaú Cultural, foi aberta no dia 09 de agosto e reúne cartas, documentos, réplicas, fotografias e objetos pessoais que revelam a trajetória de um dos maiores inventores da humanidade, o brasileiro Alberto Santos Dumont. Por meio destes objetos, selecionados em um acervo de aproximadamente 15 mil itens da Fundação Itaú pela curadora Luciana Garbin, é possível conhecer diversas facetas de um homem singular.

Além de uma opção de lazer para pessoas de todas as idades, a exposição por ser também uma aula de história diferente e atrativa e recebeu mais de 2 mil estudantes de cerca de 30 escolas da Grande Cuiabá.

Além da capital, pessoas de outros seis municípios de Mato Grosso passaram pelo Palácio da Instrução, no centro da cidade, para conferir a mostra que atraiu ainda pessoas de outros estados como Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Pará, Bahia, Santa Catarina, Belo Horizonte, Espírito Santo, Paraná, Piauí, Goiás, Rio Grande do Sul, Rondônia, Rio Grande do Norte, Paraíba e do Distrito Federal.

Turistas vindos de países como Equador, Argentina, México, Colômbia, Paraguai, Holanda, Portugal, Alemanha, Espanha, Itália e Estados Unidos também conheceram um pouco mais sobre a vida de Santos-Dumont.

Do livro de Julio Verne que inspirou o brasileiro às invenções mais criativas como um lançador de bóias, cujo objetivo era salvar possíveis vítimas de afogamento, nesta exposição é possível entrar em contato com as muitas facetas deste homem que deixou o seu nome na história mundial.

A mostra foi inaugurada em São Paulo no ano passado por ocasião dos 110 anos do primeiro voo do aeroplano 14 Bis, a mais famosa criação dele. Mas é outro avião, no entanto, que ganha destaque. Uma réplica em tamanho real da aeronave Demoiselle foi montada em uma das salas do Palácio da Instrução e faz da visita à mostra uma experiência inesquecível.

Serviço

Mostra Santos-Dumont – Coleção Brasiliana Itaú

Com exibição em tamanho natural da aeronave Demoiselle

De 10 de agosto a 1º de outubro

De terça-feira a sexta-feira, das 8h às 19h

Sábado, domingo e feriado, das 9h às 18h

Piso 2

Indicada para todas as idades

Entrada gratuita

Agendamento escolar: (65) 3613-9240

Palácio da Instrução

Rua Antonio Maria, 151, Bairro Centro Norte, Cuiabá (MT)

Mais informações: (65) 3613-0232





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/32864/visualizar/