Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CULTURA
Quarta - 15 de Novembro de 2017 às 23:10
Por: Redação TA c/ Secom-CBA

    Imprimir


Mundo Negro

A Prefeitura de Cuiabá está preparando uma programação especial para comemorar o Dia da Consciência Negra, na próxima segunda-feira (20). Por meio do projeto “Kwanzaa”, que significa celebração, o Município irá oferecer aos cuiabanos um grandioso evento, que contará com rito ecumênico, feira de gastronomia, intervenções culturais e muita música em um show comandado pelas “Divas Negras”. A comemoração tem início marcado para as 18h, na Orla do Porto.

Pensando em casar essa programação, a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, decidiu convidar a Igreja de São Benedito, que também é o patrono da raça negra, para que pudesse colaborar com o evento realizando um rito ecumênico, bem como com a gastronomia, que deve ser preparada em conjunto com os festeiros da Igreja do Rosário. Além disso, representantes dos grupos de matrizes africanas também participarão, difundindo sua cultura, seus costumes e cultos e, ao mesmo tempo, promovendo a união entre as crenças e o estímulo ao espírito de tolerância entre os povos.

“O projeto Kwanzaa é o reconhecimento a inestimável obra dos negros na construção da nossa sociedade. E esta iniciativa pretende demonstrar a ação humanizada e sensível de uma gestão popular como a nossa, comprometida com as causas socioculturais da nossa cidade”, ressalta o secretário municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo.

A programação começa a partir das 18h com a apresentação de grupos de Capoeira de Angola. Em seguida, teremos a celebração de Missa Afro, em honra aos afros-decentes, capitaneada pela igreja católica e participações. Na sequencia apresentações de grupos de danças afros e poesia. E logo mais o show das “Divas Negras” que trará as cantoras Azuilla Costa, Gê Lacerda, Luciana Bonfim, Bia Borel, Juliane Grisólia e Najeda Redon.

As festividades deverão contar ainda com a participação do Quilombo Mata Cavalo e sua personalidade quilombola mais antiga de Mato Grosso, o senhor Antônio Mulato, com 112 anos.

A data

O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/33545/visualizar/