Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
JUSTIÇA
Segunda - 05 de Março de 2018 às 16:18
Por: Gazeta Digital

    Imprimir


Reprodução/Facebook

O juiz Marcos Faleiros, da 7ª Vara Criminal, determinou a revogação da prisão preventiva contra a manicure Lúbia Camilla Pinheiro Gorgete, 26, acusada de integrar quadrilha especializada em roubo de agências bancárias no Estado e outros 5 réus que respondem ao mesmo processo. A ‘Loira do crime’, como é conhecida, foi presa em maio de 2017, na deflagração da Operação Luxus.

Juntamente com Lúbia, outras 15 pessoas são acusadas de integrar a quadrilha que ostentava nas redes sociais, com fotos e vídeos de viagens de luxo, veículos importados e passeios suntuosos mantidos com o dinheiro supostamente roubado, que chegam a R$ 5 milhões conforme as investigações da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO).

No último dia 26 de fevereiro, o magistrado avaliou o pedido de revogação de prisão dos 15 réus investigados na ação penal. De acordo com o Ministério Público Estadual (MPE), alguns seriam os responsáveis pela execução operacional dos crimes, enquanto outros por prestar auxílio, material, logístico, moral e na ocultação de armas.

Para Faleiros, 9 desses réus tem grande participação na organização criminosa. Destes, o juiz manteve todas as prisões.

“INDEFIRO o pedido de revogação de prisão preventiva dos demais acusados, mantendo as prisões preventivas dos acusados Gilberto Silva Brasil, Marcos Vinicius Fraga Soares, Cleyton Cesar Ferreira de Arruda, Robson Antônio da Silva Passos, Junior Alves Vieria, Augusto César Ribeiro Macaúbas, Julyender Batista Borges, Elismar de Arruda Figueiredi e Dainey Aparecido da Costa”, determinou Marcos Faleiros.

Em relação a Lúbia Camilla e outros 5 réus, o juiz considerou que embora haja “fortes indícios de envolvimento na organização criminosa” as prisões devem ser revogadas por conta de se tratar de réus primários, possuírem residência fixa e por constituir emprego licíto.

Leia mais: Juíza manda 'loira do crime' de volta à prisão por roubo a banco

Ladrões de banco ostentavam nas redes sociais; 2 mulheres são presas

“Revogo a prisão preventiva dos acusados Thassiana Cristina de Oliveira, Jurandir Benedito da Silva, Diego Dos Santos, Kaio da Silva Nunes Teixeira, Hian Vitor Oliveira Cavalcanti e Lubia Camila Pinheiro Gorgete, mediante a medida cautelar de monitoração eletrônica, nos termos dos artigos 282, §5º c/c art. 319, X, ambos do Código de Processo Penal. Expeça-se o competente alvará de soltura, mediante a imposição de medida cautelar fixada, colocando-os em liberdade, salvo se por outro motivo justificar a manutenção da prisão”, completa a decisão.

Em junho do ano passado, a juíza Selma Arruda, que era a única titular da 7ª Vara Criminal, determinou nova prisão preventiva contra Lúbia após a criminosa ter conseguido a conversão da prisão em domiciliar para cuidar dos filhos. No entanto a magistrada 'descobriu' que a responsável por uma das crianças seria a avó, que já havia solicitado a guarda do outro filho da Loira do crime. Desde então ela estava presa na penitenciária feminina Ana Maria do Couto May.

Operação Luxus

Ao todo, 26 mandados de prisão preventiva e 17 buscas e apreensão foram cumpridos no dia 4 de maio, na operação "Luxus", deflagrada pela Gerência de Combate ao Crime Organizado, da Polícia Judiciária Civil.

O objetivo era prender 17 membros de uma organização criminosa que agiu em roubos e furtos de, pelo menos, 10 agências bancárias do Estado. As ordens de prisão seguidas de busca e apreensão foram cumpridas por equipes de mais de 80 policiais civis, nas cidade de Cuiabá, Várzea Grande e Poconé.

Para praticar o roubo, os bandidos promoviam a quebra da parede e o desligamento do alarme de bancos da capital e do interior. Uma vez dentro subtraiam valores dos cofres. As ações foram praticadas, geralmente, aos finais de semana, deixando um rastro de destruição nas instalações físicas das agências e a população sem os serviços bancários.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/34342/visualizar/