Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CULTURA
Domingo - 10 de Junho de 2018 às 09:34
Por: Redação TA c/ Secom-CBA

    Imprimir


Luiz Alves

A Prefeitura de Cuiabá por meio do Conselho Municipal de Cultura, em parceria da Secretaria de Serviços Urbanos está restaurando o túnel da rodoviária com o projeto “Tchá Com Bolo Pra Cuiabá”, do artista Régis Gomes, selecionado edital do Fundo Municipal de Apoio e Estímulo à Cultura/2017, da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo.

A proposta era criar uma intervenção que fosse também um convite para quem chega à Rodoviária de Cuiabá, por meio da produção artística, ambientando-o ao dia a dia, reconhecendo sua relevância e sua ampla interação com a sociedade. Nas paredes, o local ganha um registro artístico precioso de um estilo de vida que ultrapassou tempos, para além da oralidade e da memória dos mais antigos, que agora terão contemplação pública.

Esta ação acontece com o intuito de democratizar o acesso aos bens culturais, devolvendo para a população um equipamento que respeita a importância da sua memória, como do altruísmo cultural, fazendo com que ela permaneça na memória coletiva entre a intrínseca relação da arte com o espaço público.

Conforme o artista Regis Gomes, a proposta deste projeto veio ao encontro do seu desejo de dar oportunidade para alguns artistas que estão no anonimato, pessoas que já pintam a algum tempo e nunca tiveram a oportunidade de mostrar seu trabalho com essa proporção, como os artistas plásticos, Sued e Jofe que estão auxiliando a completar a homenagem.

“Neste projeto chamado de´Tchá Com Bolo Pra Cuiabá', eu venho com a figura de uma senhora em primeiro plano. Ela está trabalhando fazendo o nossos bolinhos, que são tradicionais nas nossas festas de santo, não só de Cuiabá, mas de todo Mato Grosso. Essa mulher representa todas as mulheres, principalmente as antigas, que muito fizeram por essas festas, como a Festa de São Benedito. Em especial, a ’Dona Bem Bem´, que representa essas mulheres da baixada cuiabana e que deixou um legado dessa cultura. Quando a pessoa passar pelo túnel, vai poder observar o registro dessas festas tradicionais embaladas pelo rasqueado cuiabano”, afirma o artista plástico.

A intervenção artística também recebe a ação coordenada da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, com os trabalhos de jardinagem, iluminação e pintura. Dessa forma a arte também faz parte do programa Cidade Viva, que tem ocupado o cinza do concreto armado em estruturas coloridas, expandindo cada vez mais os aspectos culturais da rica história cuiabana, tornando a cidade um verdadeiro museu a céu aberto.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/35626/visualizar/