Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CULTURA
Sexta - 05 de Fevereiro de 2016 às 15:13
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


Para quem está a fim de fugir do agito do carnaval e aproveitar os dias de folga para uma programação cultural, há opções em Cuiabá. Além dos costumeiros filmes e livros em casa, ida ao cinema e/ou bares alheios à folia, uma dica é visitar os espaços culturais da cidade, seja para conhecer ou prestigiar as exposições abertas ao público.

Uma delas é a recém aberta Irigaray Arte Cidade, no Palácio da Instrução, que homenageia um dos mais renomados artistas plásticos de Mato Grosso. A mostra reúne obras de Clovis Irigaray e de outros sete artistas, abordando as impressões deles sobre o dia-a-dia urbano. O destaque é a Sala Vermelha, com entrada permitida para maiores de 16 anos, e que provoca o público ao retratar a sexualidade de forma mais direta.

Além de Irigaray, a exposição reúne os artistas Babu Seteoito, Elias de Paula, Heitor Magno, Luís Segadas, Marcus Levy, Rai Reis e Renato Campello. A exposição é uma realização do Governo de Mato Grosso – via Secretaria de Estado de Cultura – e o Museu de Arte.

A entrada é gratuita e exposição fica aberta até 24 de abril. Mas para quem quiser aproveitar o carnaval para conferir, os horários de funcionamento são: sábado (06) e domingo (07), das 9h às 18h. Segunda (08) e terça-feira (09), o Palácio da Instrução estará fechado, reabrindo na quarta-feira (10), das 12h às 20h30.

O Palácio da Instrução está localizado na rua Antônio Maria, nº 251, Praça da República, Centro de Cuiabá. Mais informações: (65) 3025-3221.

Museu Histórico de Mato Grosso

Ao lado do Palácio da Instrução, a visita aos espaços culturais pode se estender para o Museu Histórico de Mato Grosso, que conta com visitas guiadas para as exposições permanente e temporária, sarau com música e poesia, além de eventos paralelos.

No período de carnaval, o público poderá conferir a exposição permanente que aborda a história de Mato Grosso, desde a chegada dos Bandeirantes até a Ditadura Militar, passando pela monarquia e repúblicas.

A partir de 12 de fevereiro, o Museu volta com a programação semanal de saraus, que ocorrem sempre na sexta-feira à noite, com o palco aberto para os artistas da plateia e convidados. Também haverá uma mostra temporária em cartaz, Eqüevo Histórico, de Luis Segadas. O artista trabalha com material reciclável para despertar a consciência ambiental por meio da arte, neste caso, tampas plásticas como matéria-prima.

A entrada é gratuita e o Museu irá funcionar normalmente no sábado (06), das 9h às 17h. De domingo (07) a terça-feira (09), estará fechado. Abre ao público na quarta-feira (10), das 9h às 17h.

Museu Histórico de Mato Grosso está localizado na Praça da República, 131, Centro de Cuiabá. Mais informações: (65) 2136-9234.

Museu de Arte de Mato Grosso

Ainda no centro histórico de Cuiabá, o circuito cultural pode continuar pelo Museu de Arte de Mato Grosso, localizado na antiga Casa dos Governadores, na Barão de Melgaço, atrás da Prefeitura Municipal.

O espaço apresenta a exposição Tal Pai,Tal Filho: Arte em Gerações, de Nilson Pimenta e do filho Valques Rodrigues. Os artistas trazem um panorama da vida no campo, com seus personagens e tradições retratando cenários populares. A mostra fica em cartaz até 21 de fevereiro.

O Museu funcionará das 9h às 17h no sábado (06) e domingo (07). Na segunda (08) e terça-feira (09) estará fechado, retornando na quarta-feira (10), a partir do meio dia. A entrada é gratuita.

Museu de Arte de Mato Grosso está localizado na Rua Barão de Melgaço, 3565, Centro de Cuiabá. Mais informações: (65) 3025-3221.  

Museu de Arte Sacra de Mato Grosso

Localizada em uma área mais alta da cidade, podendo ser vista de vários pontos do centro, a área da Igreja do Bom Despacho abriga também o Museu de Arte Sacra de Mato Grosso. A opção para o feriado é conhecer um pouco mais da história de Maria, mãe de Jesus, celebrada pelas obras de Mari Bueno.

A exposição Maria, Discípula Missionária já passou por museus de Portugal e da Itália, e pode ser conferida pelo público cuiabano até o dia 13 de março. A mostra reúne 31 obras em óleo sobre tela, sendo 13 delas retratando a vida de Maria desde a anunciação até a coroação de Nossa Senhora como Rainha do Céu e da Terra. As outras 18 telas apresentam a mãe de Jesus sob a perspectiva de diferentes culturas em todo mundo.

Durante o carnaval, o Museu funcionará das 9h às 17h no sábado (06) e domingo (07). Na segunda (08) e terça-feira (09) estará fechado, retornando na quarta-feira (10), a partir do meio dia.

Museu de Arte Sacra fica na avenida Clovis Hugney – Complexo Nossa Senhora da Conceição, 239, bairro Dom Aquino. Mais informações: (65) 3056-6285.

Museu de Pré História Casa Dom Aquino

Um casarão em estilo colonial, construído pelo patriarca da família Murtinho em 1842, às margens do Rio Cuiabá. É neste ambiente que fica o Museu de Pré História Casa Dom Aquino. Localizado na avenida Beira Rio, não pode ficar de fora do roteiro cultural, principalmente para quem busca lazer com as crianças.

O museu possui uma exposição permanente de arqueologia e paleontologia. Fósseis de tatu, preguiça gigante, animais marinhos e até um dinossauro integram as peças da mostra paleontológica. De outro lado, a exposição arqueológica apresenta a cronologia da evolução histórica mato-grossense, por meio de artefatos da pré-história até os dias atuais. Entre os instrumentos, pontas de lança de pedra lascada, machadinhos de pedra polida e fragmentos de cerâmica.

Ao todo, são 12 cômodos da casa, sendo quatro usados para exposição permanente. Além do acervo, outro atrativo é a área verde com árvores centenárias, orquidário e viveiro de mudas silvestres.

Durante o feriado, o horário de funcionamento será assim: abre no sábado (06), das 8h às 11h30, e fecha no domingo (07). Volta a atender ao público na segunda-feira (08), das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. Na terça (09) ficará fechado, retornando à atividade na quarta, após 13h30 e até 17h30.

Museu de Pré-História está localizado na Avenida Beira Rio, 2000, Dom Aquino, Cuiabá. Mais informações: (65) 3634-4858.

Outros espaços culturais

Para quem quiser ampliar as opções, Cuiabá possui ainda o Museu da Imagem e do Som, Museu da Caixa DÁgua Velha, Museu do Rio, Museu Rondon e o Museu de Arte e Cultura Popular. Também o Sesc Arsenal e a Casa do Artesão, além de igrejas e monumentos históricos e culturais na cidade para conhecer.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/3617/visualizar/