Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
JUSTIÇA
Sexta - 23 de Novembro de 2018 às 20:05
Por: Redação TA c/ MPE-MT

    Imprimir


O Ministério Público do Estado de Mato Grosso, Poder Judiciário e Secretaria de Estado de Educação estão investindo na mediação escolar para solucionar problemas de indisciplina, violência entre alunos, intolerância, entre outros conflitos. Nesta sexta-feira (23), a primeira turma de mediadores no âmbito educacional recebeu os certificados de conclusão do curso de capacitação. A previsão é de que em 2019 mais profissionais da educação sejam qualificados.

Na solenidade de certificação, o promotor de Justiça Miguel Slhessarenko Júnior destacou que a mediação é o caminho mais viável para a obtenção de resultados práticos. “É um caminho irreversível para eliminar as práticas de indisciplina e tantos outros problemas que assolam os estabelecimentos de ensino. No próximo ano vamos buscar mais profissionais interessados em participar do curso de mediação escolar”, ressaltou o promotor de Justiça.

O coordenador do Núcleo de Mediação e Conciliação do Poder Judiciário , juiz de Direito Hildebrando da Costa Marques, esclareceu que o curso foi adaptado e formatado para ser desenvolvido no ambiente escolar. “A mediação tem como princípio básico o empoderamento. As pessoas são preparadas para dialogar e resolver os conflitos. É preciso ensinar as crianças a dialogarem e aprenderem a escutar o outro”, enfatizou.

A presidente do referido núcleo, desembargadora Clarice Claudino, também falou sobre a importância da mediação. “Precisamos ter agentes pacificadores dentro das famílias e das escolas, que são dois ponteiros que fazem guiar o relógio da civilização”, acrescentou a magistrada.

O procurador-geral de Justiça, Luiz Alberto Esteves Scaloppe, destacou a satisfação em participar de projetos desta natureza, que estimulam a busca pela paz. “A preocupação pela manutenção do equilíbrio interno deve ser constante”.

CURSO: Nesta primeira etapa, dois profissionais do Ministério Público e mais 16 de seis escolas foram capacitados. São representantes das unidades de ensino Prof. Rafael Rueda, Malik Didier Namer Zahafi, Dr. Mário de Castro, Juarez Rodrigues dos Anjos, Padre Firmo Pinto Duarte Filho e Pascoal Ramos.

O projeto-piloto de Mediação Escolar é resultado de um Termo de Ajustamento de Conduta firmado entre o MPMT e a Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer. O objetivo do curso é oportunizar aos profissionais da educação o conhecimento relativo as práticas alternativas de solução pacífica de conflitos, dentro do ambiente escolar.

O curso foi promovido pelo Tribunal de Justiça, com carga horária total de 120 horas, sendo 40 horas de curso teórico e 80 horas de prática, propiciando aos cursistas à aplicação prática dos conceitos teóricos que foram aprendidos no curso.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/37111/visualizar/