Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CULTURA
Segunda - 25 de Janeiro de 2016 às 15:05
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


 A Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Cultura e Lazer, por meio da Superintendência de Cultura promoveu a 4ª Conferência Municipal de Cultura. O evento reuniu produtores culturais da cidade com a finalidade de elaborar políticas públicas na criação do Plano Municipal de Cultura. A Conferência representa um avanço e amadurecimento do setor e foi realizada neste sábado (23), na Subsecretaria de Educação. 

A prefeita de Várzea Grande, Lucimar Sacre de Campos disse que a Conferência é um momento em que os gestores ouvem os segmentos culturais representados neste fórum de debates. “Para se produzir cultura, é necessário também dispor de mecanismos de fomento, a propagação da diversidade que se produz. Para qualquer atividade ter êxito, é fundamental buscar a junção e a socialização do que se cria. Temos em nosso município a grandeza da riqueza e criatividade do nosso povo”.

A prefeita sublinhou ainda que a gestão vai contribuir para que o potencial cultural se expanda e traga maior orgulho aos varzeagrandenses. “Quando nos deparamos com uma bela rede produzida pelas redeiras de Limpo Grande, apreciando a forma artesanal como são feitas, além do preparo de rapaduras e doces, manifestações religiosas e festivas, a musicalidade e danças regionais, a confecção da viola de cocho – instrumento originário dessa terra – enfim, tudo que se associa aos tesouros culturais que nossa gente desenvolve com tanto carinho, é motivo de alegria. Por isso, trabalharemos com a missão de assegurar políticas públicas que fomentem esse segmento”, pontua a prefeita.

A secretária de Educação, Esporte, Cultura e Lazer, Zilda Pereira Leite destacou que apesar das diversas interpretações possíveis para definir cultura, o importante é que ela demonstra sempre o que um povo tem de melhor. Ela salientou que apesar das dificuldades, o município está sempre atento na busca de incentivos, pois é preciso preservar a identidade e memória do povo. 

A vice-presidente da Associação de Manifestações de Mato Grosso, Celi Novas, disse que a Conferência é um incentivo para que a cultura apareça. “Neste evento é que conseguimos formular todas as reivindicações das classes produtoras de cultura. É muito importante a gestão fortalecer a produção cultural de todos os segmentos”.

No evento, palestrantes puderam expor sobre Sistema Nacional e Plano Municipal de Cultura, Leis de Incentivos Fiscais e Captação de Recursos e CPF da Cultura de Mato Grosso. Além das mesas de debates, oficinas, grupos de trabalho e atrações culturais também fizeram parte do evento. Os debates foram centrados nos temas “Gestão e Institucionalização da Cultura”; “Produção Simbólica e Diversidade Cultural”; “Cultura, Cidade e Cidadania” e “Economia da Cultura”.   

“Os integrantes das quatros mesas de debates elaboraram a minuta do Plano Municipal de Cultura.  As principais reivindicações do Plano são o Sistema Municipal de Cultura, Fundo Municipal de Cultura, Conselho Municipal de Cultura, entre outros. O plano foi elaborado por diversos segmentos da sociedade como música, dança, audiovisual, artes cênicas, literatura, artes plásticas, design, tradição, cultura popular entre outros. O Plano visa fomentar a cultura e agregar forças ao vários segmentos. Todos estão esperançosos e acreditam que agora o Plano será uma realidade para o meio cultural de Várzea Grande”, explicou a superintendente de Cultura, Gisa Barros. 

Participaram da 4ª Conferência o superintendente de Políticas Culturais da Secretaria de Estado de Cultura, Anderson Flores; o coordenador de Desenvolvimento da Economia Criativa da Secretaria de Estado de Cultura, Rafael Mazzeto; o presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Leandro Momente e a representante do Centro Popular Dorcelina Folador, Irmã Madalena, e representantes dos diversos segmentos culturais de Várzea Grande. 





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/3928/visualizar/