Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CULTURA
Quinta - 21 de Janeiro de 2016 às 08:20
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


 A Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Lazer de Várzea Grande realiza dia 23 próximo a 4ª Conferência Municipal de Cultura. O evento terá lugar na sede da Subsecretaria de Educação, das 8h30 às 17h30, e será composto de palestras com temas alusivos à Captação de Recursos, Leis de Incentivos, Plano Nacional e Sistema Nacional de Cultura. O credenciamento dos participantes começa a partir das 7h45.

O objetivo desta conferência é alardear o potencial da cultura, presente em todos os setores sociais, a fim de traçar diretrizes e políticas públicas de investimentos na área cultural do município, explica a superintendente de Cultura do município, Gisa Barros. “No geral, as conferências municipais visam mobilização das comunidades para o debate e construção de políticas de Cultura junto aos representantes do poder público e produtores culturais e classe artística. Essas conferências compõem ainda a agenda de trabalho do Sistema Nacional de Cultura (SNC). Inclusive, os debates desses encontros giram em torno de temas como a produção simbólica e diversidade cultural, cidadania e direitos culturais, e a cultura e o desenvolvimento sustentável”, elencou.

Gisa Barros disse também que, tradicionalmente, as conferências municipais acontecem de dois em dois anos, mas essa etapa não foi cumprida nos últimos 10 anos em Várzea Grande. “Daí a necessidade de construirmos um Sistema Municipal de Cultura, adequando-nos ao Sistema Nacional de Cultura, que prevê a implantação de sistema próprio em todos os municípios. É um dos anseios da categoria artística de Várzea Grande”. 

Na condição de palestrantes, participam desta conferência Rômulo Fraga, produtor cultural, que discorrerá sobre o Plano Nacional de Cultura, e Rafael Mazetto, representante da Secretaria de Estado de Cultura, cujo tema da palestra é Identidade da Cultura de Mato Grosso. Participam do evento como mediadores, Geonir Paulo (Coordenador de Métodos Estatísticos de Pesquisa e Indicadores – Secretaria Estadual de Planejamento), Luísa Aparecida (gerente da Casa Cuiabana), Gastão Marques (produtor cultural em Várzea Grande) e Anderson Flores (superintendente de Políticas Culturais da Secretaria de Cultura do Estado). 

As mesas de debates foram divididas por temas: Mesa 01 – Gestão e Institucionalização da Cultura; Mesa 02 – Produção Simbólica e Diversidade Cultural; Mesa 03 – Cultura, Cidade e Cidadania; e Mesa 04 – Identidade da Cultura de Mato Grosso.

Outras informações pelos telefones (65) 3682.6640/9308.5308. Inscrições online conferenciavg@gmail.com





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/4009/visualizar/