Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CULTURA
Terça - 26 de Novembro de 2019 às 17:25
Por: Robson Fraga

    Imprimir


Foto: Vino Cabral

Amor pela música clássica. Este foi o ponto de partida para a criação da Confraria do Piano, em Cuiabá. Uma reunião de pianistas que resolveram se juntar para tocar, compartilhar conhecimento e levar música de qualidade para todos os cantos da capital de Mato Grosso. O projeto foi criado pelo advogado, professor doutor em direito internacional e pianista Valerio Mazzuoli, radicado na Capital Verde há 15 anos.

“Sabemos que em Cuiabá existem dezenas de pianistas, mas, na contramão disso, não sabemos quem são eles. A Confraria nasce também desta proposta de promover encontros entre os mais diversos artistas do piano para que possamos juntos difundir a música clássica: tocar, trocar experiências, aprender novas técnicas, uns com os outros, e levar a música clássica, de graça, para que todos tenham acesso a ela”, explicou Mazzuoli.

O pianista conta que a ideia de criação da Confraria surgiu durante um passeio a um shopping de Cuiabá.

“Estava andando pelos corredores quando ouvi o som do piano que saía de uma loja de instrumentos. Entrei e vi jovens e crianças ali, parados, ouvindo música clássica. Foi aí que pensei: vou criar uma Confraria para que todos tenham acesso a este tipo de cultura. Contei desta proposta para o dono da loja que comprou a ideia e decidiu promover o lançamento deste grande encontro. Pesquisamos quem eram os pianistas locais, vimos que haviam pessoas comuns ao nosso ciclo de amizades, e demos o pontapé inicial ao projeto”.

A Confraria do Piano foi lançada nesta segunda-feira (25) num evento promovido pela Mega Som. Ao piano, a musicista Miriam Braga, pianista do conservatório de Tatuí (SP); artista brasileira de sucesso internacional. No repertório, Partita n° 1 em Si Bemol (BWV 825), de J. S. Bach; Sonata em Lá Bemol (Hob.XVI:46) de J. Haydn; Sonata Op. 06 em Ré Maior, de L.V. Beethoven; além das peças Nocturne Op. 27 n° 2 e Ballade n° 3 Op. 47, de F. Chopin.

“Este é um evento pioneiro em fazer com que a música clássica seja novamente uma voz comum para os pianistas da nova geração, bem como um chamariz para as pessoas que ainda não a conhecem. Ontem (24), estava testando o piano em que eu iria me apresentar (GB1 Yamaha) quando percebi que várias crianças queriam ouvir o que eu tocava. Daqui a pouco, vi que os adultos também queriam me ouvir. Estou grata por esta oportunidade, pela acolhida, e por compartilhar deste sublime encontro entre o piano, a música clássica e as pessoas desta linda e amável Cuiabá. Vida longa à Confraria do Piano!”, disse Miriam Braga.

O maestro Fabrício Carvalho, da orquestra da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), esteve presente e avalizou a iniciativa.

“Esta é uma iniciativa fantástica que agrega a possibilidade das pessoas assistirem a um bom concerto de piano e dá aos pianistas a oportunidade de se conhecerem, trocarem conhecimentos e falarem entre si de projetos de dinamização da música clássica. O piano está em Cuiabá deste o século XIX, nas casas de diversas famílias tradicionais, nas escolas de música, no teatro municipal e nas orquestras que tanto nos alegram. Também nos agrada, enquanto artistas da música, saber que nossa capital abriga uma empresa preocupada e nos oferecer instrumentos de excelente qualidade e em promover a música clássica. Parabéns a todos os envolvidos.”, expressou o maestro.

“Há trinta anos vivemos da música através da comercialização de instrumentos. Promover um evento como este nos enche de alegria e traz a certeza de que nossa família acertou na definição de seu nicho de mercado. Gostamos de pessoas, de eventos e, sobretudo, de música clássica. Queremos que a emoção que estamos sentindo agora possa perdurar e abraçar cada vez mais pessoas na nossa cidade, em especial nossos artistas mato-grossenses”, concluiu o empresário Lucas Gentil.

“Pra mim foi um momento ímpar de emoção e alegria. Ouvir música clássica ao vivo, de graça, e saber que esta Confraria fará apresentações populares em praças, teatros, escolas, órgãos públicos e privados… em locais onde haja alguém que simplesmente queria ouvir música, me falar feliz e consciente de que ainda existem neste mundo pessoas comprometidas com o bem-estar e a qualidade de vida da sociedade. A música clássica traz emoção, alegria e bem-estar para todos que a ouvem”, disse o publicitário Guilherme Pirajá, que assistiu ao evento.

A Confraria do Piano deve se reunir a cada dois meses. O próximo encontro será em janeiro do ano que vem em local a ser definido.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/40123/visualizar/