Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CULTURA
Quarta - 17 de Agosto de 2016 às 13:03
Por: Redação TA c/ Gcom - MT

    Imprimir


Foto: Gcom-MT
Sentado ao lado de 1,5 mil estudantes, o governador Pedro Taques prestigiou nesta quarta-feira (17.08), no Cine Teatro Cuiabá, a apresentação dos Consertos Didáticos, que aproxima alunos das escolas municipais, estaduais e privadas da música clássica.

Com a participação do grupo Alma de Gato, e regida pelo maestro e secretário de Estado de Cultura, Leandro Carvalho, a Orquestra do Estado apresentou um repertório eclético, mesclando canções populares e regionais.

O governador destacou a importância da cultura na formação dos jovens. “Com este projeto os alunos de escolas públicas têm acesso à cultura e música clássica. Como governador de Mato Grosso tenho orgulho do Estado ter uma orquestra como esta”.

Músicos e estudantes frisaram a valorização do projeto pelo Governo de Mato Grosso com a presença entusiasmada de Taques na plateia. “Este é um ponto importantíssimo. Há muitos anos, muitos mesmo, não temos autoridade alguma prestigiando um evento, nem mesmo parente de autoridades.

Quem veio aqui nesta quarta ficou muito feliz com a presença do governador. Isso é dar uma satisfação ao povo. Achei fantástica a postura dele”, apontou o músico e compositor Gilberto Nasser, diretor do Alma de Gato.

Também do grupo Alma de Gato, Kael Nasser avaliou que a presença de Taques é mais um fator de incentivo às crianças para buscarem a arte. “É um evento anual e ter o governador presente é um ponto a mais, os alunos se espelham nele”.

Durante o evento, Leandro Carvalho fez questão de mostrar os instrumentos de orquestra aos alunos. “Esta é a única orquestra que tem viola de cocho”, disse para em seguida receber aplausos dos alunos, que se levantaram das poltronas nas apresentações das músicas.

As crianças foram ao delírio na interpretação clássica das canções mais conhecidas de Lady Gaga. “Amei o espetáculo. Foi muito lindo, nunca tinha ouvido música clássica. Pretendo vir mais vezes”, diz a estudante Catarina Bressan, de 12 anos, da Escola Estadual Francisco Alexandre Ferreira Mendes.

Existente há mais de 10 anos, o projeto Consertos Didáticos capacita professores para multiplicar o aprendizado da música clássica com os alunos que, depois, têm a oportunidade de ir ao conserto.

“Muitos estudantes estão tanto vindo ao teatro como assistindo a uma orquestra pela primeira vez”, destacou Leandro Carvalho. Em 2016, o foco do projeto é a cultura mato-grossense, com o Cururu, Siriri e a Cultura de Fronteira.

 





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/409/visualizar/