Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
JUSTIÇA
Quarta - 25 de Novembro de 2015 às 07:45
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 A Polícia Federal em Mato Grosso deflagrou na manhã desta quarta-feira (25) a oitava fase da Operação Ararath. Segundo a PF, o objetivo é desarticular um braço da organização criminosa responsável por ocultar das autoridades o dinheiro público desviado e "sustentar o luxuoso padrão de vida" mantido pelos investigados.

Estão sendo cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e sete mandados de condução coercitiva nas cidades de Cuiabá e Chapada dos Guimarães.

Os mandados foram expedidos pela 5ª Vara da Justiça Federal de Mato Grosso, com manifestação favorável do Ministério Público Federal (MPF).

Segundo a PF, foi constatado que os integrantes da organização criminosa se utilizam de engenhoso esquema para ocultar a origem e a natureza de recursos obtidos com atividades ilegais.

Eles se utilizavam de contratação e pagamento de empréstimos fraudulentos, aquisição de bens e investimento em empresas, com a utilização de pessoas físicas e jurídicas “laranjas”.

Servidores públicos estaduais e pessoas da confiança de um dos investigados (amigos e familiares) foram cooptados para realização de operações imobiliária, pagamentos de despesas, fraudes documentais, circulação de altos valores em espécie e simulações contratuais.

A PF citou até mesmo a “compra” de reportagens, em meios de comunicação, para favorecer os interesses do grupo.

As condutas investigadas estão capituladas no artigo 1º da Lei de Lavagem de Dinheiro (Lei 9.613/98), com pena que pode ultrapassar a 16 anos de reclusão, e artigo 2º da Lei de Organizações Criminosas (Lei 12.850/2013), com pena que pode superar os 13 anos de reclusão.

 
 




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/4762/visualizar/