Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CULTURA
Sexta - 12 de Agosto de 2016 às 09:43
Por: Redação TA c/ Gcom - MT

    Imprimir


Foto: Grupo Flor Ribeirinha
Nesta sexta-feira e sábado (12.08 e 13.08) o colorido de saias e lenços, combinado com um sorriso largo no rosto, contagiam o estande de Mato Grosso no Rio Media Center (RMC), espaço destinado à cobertura jornalística das Olimpíadas 2016, no Rio de Janeiro (RJ).

O grupo Flor Ribeirinha apresenta danças típicas do estado - o siriri e cururu. Com melodias alegres e letras que têm como inspiração a vida perto do rio e as tradições religiosas, o grupo é considerado um dos melhores da região nesta modalidade.

O siriri e o cururu são danças mato-grossenses, realizadas na região sul de Cuiabá há mais de 200 anos e que refletem o multiculturalismo brasileiro formado por índios, negros, portugueses e espanhóis. Os movimentos executados pelos dançarinos têm origem em antigas representações, sejam indígenas e/ou portuguesas,

O ritmo é harmonizado e marcado pela batida da viola de cocho, do mocho e do ganzá.O siriri é dançado e cantado por homens, mulheres e crianças em fila ou roda formada por pares que cantam e batem palmas no compasso rápido e forte da música.

Já o cururu é dançado apenas por homens. Nas duas danças, o coro às vezes monótono é próprio do som ameríndio, com clara influência da música serena e melodiosa repleta de sentimento religioso dos colonizadores. A marcação feita por instrumentos de percussão é herança da música africana.

Idealizado por dona Domingas Leonor, o Flor Ribeirinha nasceu em 27 de julho de 1993, na comunidade de São Gonçalo Beira Rio, situada à margem esquerda do Rio Cuiabá, pertencente ao distrito do Coxipó da Ponte.

O grupo folclórico foi avaliado pelo Governo de Mato Grosso como instituição de memória enquanto meio que detém, divulga e preserva elementos materiais e simbólicos de uma cultura.Nesta sexta-feira (12.08), o grupo fará uma prévia do siriri e cururu e, no sábado (13.08), será a apresentação oficial.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/491/visualizar/