Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CULTURA
Quinta - 05 de Novembro de 2015 às 08:32
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


Uma noite especial para a cultura mato-grossense. Foi aberta nesta terça-feira (03.11), em Cuiabá, a 31ª Bienal de São Paulo que acontece pela primeira vez na região Centro-Oeste. O Palácio da Instrução, construção centenária e um dos espaços mais representativos da história do estado, recebeu as 49 obras de 16 artistas das mais diversas partes do mundo que se inserem no conceito Como (...) coisas que não existem, tema que permeia esta edição.

 

“A 31ª edição da Bienal de São Paulo não traz um tema específico, pois são várias as questões trabalhadas, da religião à sexualidade, passando pela violência, política e, obviamente, a arte. Procuramos trazer para Cuiabá uma representação geral da Bienal de São Paulo para que as pessoas tenham conhecimento do que é a exposição neste primeiro contato”, explicou Pablo Lafuente, um dos curadores.

Segundo a diretora da Fundação Bienal de São Paulo, Lídia Goldenstein, Cuiabá sedia não apenas uma das principais Bienais do mundo mas também o maior evento artístico da América Latina. “Estamos muito felizes em fazer com que a Bienal de São Paulo tenha este olhar para o Brasil e, por isso, um dos principais projetos da atual diretoria foi incrementar a itinerância. A ideia da Bienal é este olhar novo que a arte pode ajudar a criar nas pessoas”, disse. “A acolhida tem sido tão positiva que já estamos conversando sobre trazer a Bienal de 2016 no ano de 2017 em um projeto mais ampliado”, adiantou.
                                   
Para receber as obras da 31ª Bienal, o Palácio da Instrução passou por obras de manutenção ao longo de dois meses, tempo considerado recorde. “A instalação de uma exposição do porte da Bienal é também um ato de respeito ao patrimônio histórico, evidenciando um espaço centenário com obras de vanguarda, novas ideias, intercâmbio e o encontro dos artistas, mostrando que este é um mundo sem fronteiras”, observou Leandro Carvalho, secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer.

                                    
A reabertura do Palácio da Instrução também foi evidenciada pelo governador Pedro Taques. “Este é um compromisso de governo, fazer com que a cultura e a arte sejam instrumentos para transformar as pessoas e, consequentemente, o lugar onde elas vivem. Este espaço agora está apto a receber acontecimentos culturais para toda população de Mato Grosso”, frisou.
                                  
Exposição 

A 31ª Bienal de São Paulo fica em cartaz em Cuiabá até o dia 06 de dezembro. É composta pelos projetos: 10.000 anos de arte popular nórdica, de Asger Jorn; É apenas o vértice do mundo interior, de Agnieszka Piksa; Casa de Caboclo, de Arthur Scovino; Ponto de encontro, de Bruno Pacheco; Vila Maria, de Danica Dakić; Não é sobre sapatos, de Gabriel Mascaro; Violência, de Juan Carlos Romero; Não-ideias, de Marta Neves; Handira, de Teresa Lanceta; Cartas ao leitor (1864, 1877, 1916, 1923), de Walid Raad; A leitora de café, de Michael Kessus Gedalyovich; A última aventura, de Romy Pocztaruk; Série Negra/Cabine telefônica aberta, de Nilbar Güreş; Nosso Lar, Brasília, de Jonas Staal; Sem título, de Vivian Suter e Ymá Nhandehetama, de Armando Queiroz com Almires Martins e Marcelo Rodrigues.                                            
Além da exposição estão programadas palestras, debates, oficinas e encontros sobre arte contemporânea com artistas e o público, bem como visitas mediadas de grupos, escolares ou não. O agendamento deve ser feito pelo email 31bienalmt@secel.mt.gov.br.

Os horários de visitação são de terça a sexta, das 8h às 20h, sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h. A entrada é gratuita. O Palácio da Instrução fica na rua Antônio Maria, 251, centro de Cuiabá.

                                
A 31ª Bienal de São Paulo – Obras selecionadas é uma realização do Ministério da Cultura, Governo de Mato Grosso, Bienal São Paulo e Itaú. 





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/5202/visualizar/