Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CULTURA
Quarta - 14 de Outubro de 2015 às 12:40
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


Os alunos do Instituto Flauta Mágica, de Cuiabá, realizam o lançamento do primeiro DVD do grupo, gravado no berço da música clássica, duranteuma turnê internacional na Europa. A apresentação para amigos, familiares e parceiros será realizada na próxima sexta-feira (16.10), no Teatro da UFMT. A venda dos DVDs será revertida em ações para o projeto.

 

 

Nesta quinta-feira (15.10), o maestro Gilberto Mendes, responsável pelo instituto, juntamente com músicos convidados para a apresentação, concederá uma entrevista coletiva para falar das experiências com o grupo e da gravação do DVD. A entrevista será realizada no Teatro da UFMT, às 16h.

Após o lançamento, a expectativa é que o Flauta Mágica faça outras apresentações para a população. Os DVDs poderão ser adquiridos por meio da fan page do grupo https://www.facebook.com/flauta.magica?fref=ts . Cada DVD custará R$ 35 e será revertido em ações do próprio projeto.

Turnê na Europa

No ano passado, 32 crianças e adolescentes integrantes do Instituto realizaram dez apresentações em lugares consagrados da música mundial e gravaram o primeiro DVD da orquestra e coral do grupo na Áustria.


O maestro Gilberto Mendes destaca que a turnê foi recheada de momentos emocionantes e nem os próprios garotos tem a total dimensão do que viveram. Em um deles, os meninos e meninas tocaram na Casa de Mozart, em Salzburg, onde o renomado compositor viveu durante mais de 13 anos. “O sonho de qualquer músico é tocar nestes locais, talvez eles nem tenham a dimensão o que se passou”.


Segundo o maestro, a própria produção do DVD foi outro ponto marcante da segunda turnê internacional. A gravação foi realizada na Áustria, em dois ambientes, no Haus Der Musik, com apresentação acústica somente com o coral e flautas, e no Weltmuseum, com participação da banda que acompanha o projeto.

O maestro ressaltou que a gravação do DVD só foi possível graças ao apoio do governo e parcerias realizadas com Associação de Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT). As empresas do agronegócio ajudaram na viagem por meio da Lei Rouanet. O Instituto ainda contou com o apoio da cônsul da Alemanha em Mato Grosso, Tânia Kramm da Costa, que organizou o roteiro de viagem. 

O Instituto

Com 17 anos de idade, o Flauta Mágica atende, atualmente, mais 800 crianças de quatro bairros da periferia de Cuiabá. Desde a sua criação, iniciada no bairro Jardim Vitória, mais de 4,5 mil garotos e garotas passaram pelo projeto e tiveram a suas vidas mudadas. Há 8 anos o Flauta Mágica está incluído no Criança Esperança, o que faz com que ele seja o projeto mais antigo do programa, por conta de todo o seu resultado social e regras que obrigam os meninos a permanecer na escola para continuar tocando, cantando e dançando.

 

“O foco é música, mas voltada para o lado social. Uma educação integrada que tem um resultado social incrível. Temos diversas histórias de famílias que foram mudadas pela iniciativa. São mães e pais que já participaram do projeto e que hoje fazem questão de ver os seus filhos incluídos no processo”, finalizou o maestro.

Essas histórias foram um dos principais fatores que fizeram com que a primeira-dama do Estado e coordenadora do Núcleo de Ações Voluntárias (NAV), Samira Martins, se emocionasse e apaixonasse pelo Flauta Mágica. Ela contou que conhecia a iniciativa, mas ao ver de perto a maneira como a vida dos meninos e meninas era impactada teve outra visão.

Apesar das grandes histórias, o projeto tinha recursos muito limitados. Por conta disso, o governador Pedro Taques solicitou que o Flauta Mágica fosse incluído no Fundo da Infância e Adolescência (FIA). “Faltam apenas alguns trâmites com a documentação para que o projeto passe a receber recursos do FIA. A nossa expectativa é que ele seja um projeto sustentável e que possa atender ainda crianças”, afirmou a primeira-dama.

Mais informações sobre a coletiva pelo telefone (65) 9973-0076 (Maestro Gilberto). 





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/5497/visualizar/