Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CULTURA
Sexta - 25 de Setembro de 2015 às 08:44
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 O Ministério da Defesa lançou edital para inscrições de projetos para o Projeto Rondon 2016 - Operação Paiaguás, que será realizada em Mato Grosso, em janeiro do próximo ano. O período de inscrições vai até 6 de outubro, e o resultado final será divulgado no dia 6 de novembro. A Unemat pode apresentar até cinco propostas por campi. 

Dez municípios de Mato Grosso receberão as ações do Projeto Rondon, que terá essa edição regional especial com participação de universidades e faculdades locais, após uma articulação promovida pelo Governo do Estado junto ao Ministério da Defesa.

Estão disponíveis três áreas temáticas para inscrições de propostas de trabalhos para a Operação Paiaguás: a primeira área abrange cultura, direitos humanos e justiça, educação e saúde; a segunda área é composta por comunicação, tecnologia e produção, meio ambiente e trabalho; e a terceira área inclui a comunicação social. Os campi poderão apresentar duas propostas na primeira área, duas na segunda e uma na terceira. Cada área possui demandas e exigências próprias. A proposta deve ser específica para a região onde a instituição pretende desenvolver as ações.

O pró-reitor de Assuntos Estudantis da Unemat, Anderson Amaral, destaca a importância de professores e acadêmicos participarem desse projeto social. “Essa é uma oportunidade ímpar na vida acadêmica, e serve de experiência profissional e crescimento pessoal”, lembra o pró-reitor, que avisa aos estudantes que a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis está à disposição para quaisquer esclarecimentos referente ao Projeto Rondon.

O edital para os projetos está disponível no endereço: http://projetorondon.pagina-oficial.com/portal/index/noticia/id/126718/area/A/module/default

Projeto Rondon em MT  

Os municípios de Alto Paraguai, Cáceres, Campo Verde, Denise, Jaciara, Nova Brasilândia, Pedra Preta, Poxoréu, Santo Afonso e Santo Antônio do Leverger receberão grupos de estudantes universitários que farão as capacitações com as comunidades, de acordo com as linhas de ação do projeto.

O termo de cooperação entre o Estado, Ministério da Defesa e municípios foi assinado no último dia 17, em Cuiabá. A Operação Paiaguás será realizada de 9 a 23 de janeiro em Mato Grosso.

O Projeto Rondon trabalha a integração social e envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população, especialmente em regiões prioritárias com maiores índices de pobreza e exclusão social, bem como áreas que necessitem de maior aporte de bens e serviços. O projeto foi criado em 1967 e já passou por 778 municípios brasileiros e envolveu 17.300 estudantes e 272 instituições de ensino superior. 





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/5919/visualizar/