Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
JUSTIÇA
Sexta - 05 de Agosto de 2016 às 14:10
Por: Redação TA c/ Gcom - MT

    Imprimir


Foto: PJC-MT
Dentro das ações que marcam os dez anos da Lei Maria da Penha, a Polícia Judiciária Civil de Rondonópolis (212 km ao Sul de Cuiabá) realiza durante toda esta sexta-feira (05) operação para cumprir dez ordens judiciais de combate à violência doméstica.

A operação denominada Têmis (nome da deusa grega da justiça), envolve o trabalho de 32 investigadores, um escrivão e os delegados Claudinei Souza Lopes (regional), Gustavo Colognesi Belão, e a titular da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, Lígia Pinto da Silveira Avelar. A ação conta ainda com o apoio da Polícia Militar.

Oito mandados de prisão foram expedidos referente a crimes de estupro, ameaça e lesão corporal à mulheres na cidade de Rondonópolis. Outros dois mandados, de busca e apreensão serão cumpridos ao longo do dia.

Uma lei, uma mudança

À frente da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, a delegada Lígia Silveira, aponta que o grande avanço alcançado com a lei Maria da Penha foi de caráter cultural, uma quebra de paradigma no modo em que a mulher é vista em sociedade, e na maneira como ela própria se enxerga.

“Em 10 anos algumas mudanças de comportamento já puderam ser notadas. A lei fez com que as mulheres se sentissem mais encorajadas a denunciar, a buscar punição para seus agressores e a terem seus direitos respeitados.

Isto, também se deve à rede de apoio composta por profissionais preparados para atendimento às vítimas desse tipo de crime”.Para a delegada, o cenário melhorou com a alteração do ordenamento jurídico, mas existe muito a evoluir no combate a violência doméstica e familiar, por ser uma questão complexa que envolve questões sociais e culturais.

“A tendência é que com o passar do tempo os avanços sejam crescentes, com uma mudança de mentalidade da sociedade brasileira”.

 





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/602/visualizar/