Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CULTURA
Segunda - 07 de Setembro de 2015 às 23:07
Por: Redação TA c/ assessoria

    Imprimir


Lenine Martins/Sesp-MT
Cerca de mil pessoas desfilaram neste 7 de setembro
Cerca de mil pessoas desfilaram neste 7 de setembro
A população cuiabana marcou presença no desfile cívico militar pelos 193 anos de independência do Brasil. Homens, mulheres e crianças se concentraram em frente à Praça das Bandeiras, em Cuiabá, nesta segunda-feira (07.09), para prestigiar as escolas e instituições públicas que participaram do desfile. Cerca de 10 mil pessoas foram para a avenida assistir o tradicional evento, conforme números da organização.

Dezessete escolas estaduais, municipais e creche de Cuiabá e Várzea Grande estiveram presentes, cada uma com uma atração diferente que empolgou o público. Entre as instituições públicas participaram a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Defesa Civil, Exército, Polícia Judiciária Civil, Setor de Operações Especiais (Soe), Regimento de Policiamento Montado, Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer). Ao todo, cerca de mil pessoas desfilaram neste 7 de setembro.

Para o governador Pedro Taques o desfile representa a independência e a liberdade do povo. “O que mostra é que o povo brasileiro quer sair às ruas, quer protestar, quer manifestar. Tem manifestantes em todos os lados, em todos os sentidos. Na democracia temos que ouvir aqueles que são diferentes, com posições contrárias. Para nós do governo do Estado é uma honra participar da organização deste evento”.

O secretário adjunto de Ações Integradas da Secretaria de Segurança Pública, Joelson Geraldo Sampaio, afirmou que o desfile é um momento importante do povo para com a nação brasileira. “O desfile é uma programação tradicional. É o momento de o povo mostrar seu amor à pátria”. O diferencial deste ano foi o desfile das escolas antes do militar, em virtude da elevada temperatura dos últimos dias na Capital.

General da 13º Brigada de Infantaria Motorizada, José Carlos Braga de Avelllar disse que a data de celebração da independência do Brasil permite uma reflexão sobre o momento do país. “O 7 de setembro é aquele momento de reflexão. Temos que parar um pouco para refletir sobre o país que estamos construindo e como nós estamos colaborando para a construção deste país”.

A experiência foi marcante para estudante do Colégio Presidente Médici, Fernanda Costa de Oliveira, 14 anos, que desfilou pela primeira vez. “Achei muito legal e interessante. É importante comemorarmos a independência. Ensaiamos por mais de um mês, foi cansativo, mas o resultado foi bom”, comemorou ao término do percurso.

Já a técnica de enfermagem Terezinha de Faria Silvestre é veterana em participação em desfiles cívicos, mas reclamou do clima quente, que não favoreceu a atração. “Sempre que posso gosto de prestigiar o desfile. Gosto de ver a apresentação dos militares. Mas o clima quente não contribuiu hoje”.

Mesmo com o sol forte, típico deste período do ano em Mato Grosso, o público está sempre presente, lembrou o comandante geral da Polícia Militar, coronel PM Zaqueu Barbosa. “As pessoas vêm para o resgaste do patriotismo. Muitos admiram o desfile dos militares”. 




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/6371/visualizar/