Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CULTURA
Segunda - 24 de Agosto de 2015 às 08:15
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 A Festa de Nossa Senhora Desatadora dos Nós, que reúne centenas de fiéis todos os anos em Cuiabá, completa uma década este ano. Como parte das comemorações, o governador Pedro Taques, acompanhado da primeira dama Samira Martins, recebeu os festeiros para um chá com bolo na antiga Residência dos Governadores, atual Museu de Arte de Mato Grosso.

O evento atrai festeiros de todo o estado, que vêm a capital mato-grossense não somente movidos pela religiosidade e em agradecimento por graças alcançadas, mas também em prol de causas sociais, já que a festa ajuda a manter o Asilo Santa Rita de Cássia, que tem 122 anos de história e atende meninas de seis a 12 anos em situação de risco.

Devota de Nossa Senhora Desatadora dos Nós, a primeira dama Samira Martins frequenta a Capela Santa Rita, responsável pela realização da festa, há nove anos. Este ano ela foi agraciada com a coroa de rainha da cerimônia. “Faço parte da comunidade há muitos anos e quero convidar todos a participarem da novena e das festividades. Ser rainha é uma grande emoção e orgulho. É muito gratificante poder colaborar com o asilo mantido pela paróquia e ajudar essas meninas que precisam de nosso carinho e apoio”.

O rei da festa, Raphael de Freitas Arantes, não pode estar presente, mas foi representando pelo seu pai, Décio Arantes, que também participa ativamente dos festejos organizados pela capela Santa Rita para a manutenção do asilo. Festeiro há muitos anos, ele agradeceu o convite do governador Pedro Taques para o encontro e celebrou a escolha de Samira como rainha da celebração religiosa.

Frequentadora da capela há 15 anos, Neide Arantes, mãe de Raphael, lembrou a importância da festa para a manutenção das obras sociais adotadas pela igreja. “A festa é realizada com muito trabalho, luta e dedicação. A Santa Rita é uma capela que congrega pessoas de todos os bairros de Cuiabá e que ajuda muitas instituições. Tudo o que foi feito desde 2007 no asilo Santa Rita, as obras de melhoria, foram com fundos das festas da igreja”.

Abrindo as portas da antiga residência oficial dos governadores para eventos sociais, Pedro Taques destacou que o local onde hoje funciona o Museu é uma casa da população. “Aqui é uma casa de todos os mato-grossenses, um espaço de convivência do cidadão. É uma alegria muito grande receber os festeiros. As manifestações culturais e religiosas estão na simplicidade e na transformação, no modo de pensar e agir”.

Comemorações

A novena começa no dia 30 de agosto, às 18 horas, e terá duração de uma semana, terminando no dia 07 de setembro, seguida de missa. No dia 08 de setembro, às 18 horas, será realizada a festa de encerramento, com procissão, missa e jantar. 




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/6687/visualizar/