Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
JUSTIÇA
Terça - 11 de Agosto de 2015 às 14:41
Por: MT Noticias

    Imprimir


 Com dívidas que se aproximam em R$ 2 milhões, o Japô Restaurante, um dos mais tradicionais de comida japonesa da capital, entrou em recuperação judicial. O pedido foi deferido pelo juiz Flávio Miraglia Fernandes, da Vara Especializada de Falências, Concordatas e Cartas Precatórias.

De acordo com a decisão, o passivo a ser negociado junto aos credores nos próximos 60 dias e depois deve ser apresentado um plano de pagamento contemplando todos eles. Nesse período, a empresa não paga os credores relacionados na recuperação judicial.

Segundo o advogado da empresa, Clovis Sguarezi, sócio do Sguarezi & Vieira Advogados Associados e responsável pela recuperação judicial do JAPÔ, a empresa sempre contou com uma clientela fiel, adquirida ao longo dos anos graças a qualidade do serviço prestado, o que garante a viabilidade do empreendimento e a possibilidade de sucesso na recuperação judicial.

"Aproveitando o aquecimento da economia em 2014, a empresa resolveu abrir uma nova unidade. Captou recursos no mercado financeiro, sem carência, e começou a erguer o restaurante, no aguardo de um recurso do Fundo Constitucional do Centro Oeste (FCO), cujo deferimento já havia sido aprovado e publicado no Diário Oficial. No entanto, o valor não foi liberado pelo banco mesmo depois da empresa cumprir todas as exigências e entregar todos os documentos. A empresa contava com a liberação do financiamento, o que seria suficiente para equalização de todo passivo do novo empreendimento e do custo operacional da empresa, o que não se fez possível em razão da recusa do Banco em prosseguir com o FCO sem qualquer motivo razoável.”

De acordo com o Sguarezi a falta de capital de giro, provocada pela falta de crédito e pelas cobranças dos débitos, e o desaquecimento da economia não deixou alternativa à empresa senão entrar com o pedido de recuperação judicial.

Histórico

O JAPÔ foi criado em uma das regiões mais badaladas da cidade, a Praça Popular. Tem capacidade para 80 pessoas e sempre foi referência na gastronomia oriental de alto padrão. O grupo conta, também, com uma filial inaugurada este ano, JAPÔ CASA. No total possui, atualmente, 40 colaboradores diretos e cerca de 120 indiretos.

O restaurante recebeu classificação A da ANVISA em 2014, para Copa do Mundo de 2014. Além disso é relacionado no Guia Quadro Rodas e já foi indicado como Top of Mind da capital. As duas unidades continuam atendendo normalmente. 





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/6941/visualizar/