Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
JUSTIÇA
Sexta - 31 de Julho de 2015 às 08:00
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 Por descumprimento de decisão liminar concedida ao Ministério Público Estadual e a título de danos morais, a Associação Mato-grossense dos Transportadores Urbanos (AMTU) terá que efetuar, no prazo de 15 dias, o pagamento de R$ 2,040 milhões. A associação desrespeitou a sentença judicial, proferida em 2010, que proibia a exigência de reexames ou nova perícia para fornecer o cartão eletrônico aos deficientes já beneficiados pelo transporte gratuito. 

A ação civil pública foi proposta em 2007 pela Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania, em defesa as pessoas com deficiência física, contempladas com a gratuidade do transporte público, em Cuiabá. De acordo com o promotor de Justiça Alexandre de Matos Guedes, a medida foi tomada após a implantação do novo sistema de bilhetagem eletrônica nos ônibus urbanos. “A MTU danificou a integridade das pessoas com deficiência física ao exigir a submissão a nova perícia, colocando em dúvida a condição especial dos usuários do sistema de transporte urbano”, destacou o promotor na ação.

A indenização às pessoas que já gozavam do direito à gratuidade do transporte por deficiência e tiveram o benefício cassado por conta do processo irregular de recadastramento também foi pleiteada pelo Ministério Público e acatado pelo Judiciário. O ressarcimento deveria ter ocorrido após o trânsito em julgado da ação.

Do valor total da decisão, R$ 1,831 milhão é referente ao descumprimento da ordem judicial e o restante a título de indenização por danos morais a usuários prejudicados. A execução e a cobrança de valores foram efetuadas pela 6ª Promotoria de Justiça Cível de Cuiabá.




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/7163/visualizar/