Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CULTURA
Quarta - 15 de Julho de 2015 às 08:42
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 O Ministério Público Federal em Mato Grosso (MPF/MT), com apoio da 4ª Câmara de Coordenação e Revisão (Meio Ambiente e Patrimônio Cultural), realiza, no dia 18 de julho, audiência pública para debater a Festança de Vila Bela da Santíssima Trindade, na Câmara Municipal da cidade, a partir das 9h. A proteção e valorização da cultura local expressa pela festividade estão entre os pontos de discussão da audiência pública, que irá reunir representantes do MPF, governo e sociedade civil.
 
O objetivo é tornar a Festança mais visível como expressão cultural, chamando a atenção da comunidade local, do entorno e do próprio estado para a importância de sua preservação.
 
Também estão na pauta dos debates as atuais dificuldades e maiores desafios da comunidade para preservação da Festança, o registro como instrumento apto à proteção do patrimônio cultural imaterial brasileiro junto ao Iphan, o papel da sociedade, da União, do Estado de Mato Grosso e do Município de Vila Bela da Santíssima Trindade na proteção e promoção do patrimônio cultural imaterial.
 
“Festança”

 
O evento tradicional homenageia o Divino Espírito Santo com expressões culturais como a Dança do Congo e a Dança do Chorado e a fabricação do Canjinjin, bebida típica do município produzida à base de cachaça, gengibre, mel, canela, ervas aromáticas e outros componentes, preparada somente por mulheres.
 
A celebração, de grande valor histórico para a cidade, é dividida em duas partes: a preparação, caracterizada por reza, folia, levantamento de mastro e alvorada dançante. A segunda parte segue com missa, sorteio de novos festeiros, almoço e jantar.




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/7510/visualizar/