Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CULTURA
Segunda - 22 de Junho de 2015 às 16:21
Por: Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


Começa nesta terça-feira (23.06), às 8 horas, no Centro de Evento do Pantanal, em Cuiabá, o 3º Encontro de Gestão da Ética Pública, Saúde e Segurança no Trabalho, que tem como objetivo criar diretrizes técnica e educativa sobre a questão da ética pública e qualidade de vida no trabalho. O evento vai até quinta-feira (25.06), quando serão levantadas as demandas e sugestões apontadas pelos participantes como medidas a serem adotadas ao governador e autoridades competentes.

Está prevista a participação de 500 pessoas entre servidores públicos das secretarias de Estado de Mato Grosso, bem como convidados de órgãos municipais e federais. O projeto “Encontro da Ética Pública e Qualidade de Vida no Trabalho” é um projeto que executa atividades ligadas aos setores de Saúde, Segurança, Qualidade de Vida no Trabalho e as Comissões de Ética.

O primeiro encontro foi realizado em 2012, pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), e o segundo em 2014 pela então Secretaria de Estado de Administração (SAD), atual Secretaria de Gestão (Seges). Este ano a realização será da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). 

De acordo com a Coordenadora de Gestão de Pessoas da Sesp, Keila Nunes Costa, a temática do evento é uma preocupação crescente dos órgãos públicos e pretende ampliar as discussões sobre o assunto.

“O objetivo é trabalhar as temáticas de forma preventiva para contribuir para a melhoria nas condições de trabalho e diminuição dos riscos de acidentes. Também pretendemos socializar atitudes éticas e comportamentais que interferem nas condições do ambiente de trabalho, e de que forma eles podem ser levados para o seu dia a dia", adiantou.

A programação contará com apresentações culturais, momentos de energização no início das atividades, mesas redondas, com a participação dos secretários de Estado: Valdiney de Arruda, Márcio Frederico de Oliveira Dorilêo, Adriana Vandoni e Ciro Rodolpho, com os temas: “A Política de Saúde e Segurança no ambiente de trabalho e as possibilidades de inclusão na negociação coletiva da Administração Estadual” e “A Ética na conjuntura da atual Gestão Pública”.

A programação prevê ainda palestrantes na área de Ética e Qualidade de Vida no Trabalho: Sônia Rios, Economista e Psicóloga, com especialização em Planejamento Estratégico e MBA em Aspectos Psicobiológicos da Saúde do Trabalhador (São Paulo); Joceli Drummond, Doutoranda em psicologia pela UAL/Portugal (São Paulo); Ulisses Schwarz Viana, Procurador Regional do MS (Brasília), Marilda Lipp, Psicóloga, Doutora e PhD em Psicologia Experimental e Clínica (Campinas).

O Encontro contará também com o painel: “Melhores práticas de valorização profissional da Segurança Pública Brasileira”, com a participação da Polícia Militar dos estados do Rio de Janeiro/PMERJ e de Minas Gerais/PMMG e Rosylane Nascimento das Mercês, coordenadora de Saúde e Segurança do trabalho do Distrito Federal. A programação prevê ainda a apresentação das ações realizadas nas áreas de atuação dos Conselhos de Ética do Estado. 

 





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/7967/visualizar/