Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
JUSTIÇA
Sábado - 16 de Maio de 2015 às 08:19
Por: Redação TA c/ assessoria

    Imprimir


Secretário Valdiney de Arruda, titular da Setas
Secretário Valdiney de Arruda, titular da Setas
Com o slogan “Esquecer é permitir, lembrar é combater”, foi lançada na manhã de sexta-feira (15.05) a Campanha de Combate ao Abuso e à Exploração contra Crianças e Adolescentes. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), em parceria com a Corregedoria Geral de Justiça de Mato Grosso, buscam, com esta ação, reduzir os índices no Estado e proteger crianças e adolescentes com um trabalho de conscientização da sociedade e articulação da rede de proteção.

Segundo o secretário Valdiney de Arruda, titular da Setas, a intenção é aumentar a conscientização em torno deste importante tema para que não só a rede socioassistencial atue no enfrentamento, mas também o poder público e toda a sociedade.

Para o gestor, antes de mais nada é preciso que toda energia seja usada para evitar o abuso contra crianças e adolescentes. “Mas se infelizmente ele ocorrer, temos que dar o devido tratamento, encaminhando a vítima para a rede de assistência multidisciplinar e punindo o autor do crime”, discursou o secretário, observando que dificilmente um trauma físico e psicológico será superado quando adulto. “São várias as formas de abuso, porém a violência sexual é a pior delas”, completou.

A desembargadora Maria Erotides Kneip Baranjak, corregedora geral da Justiça de Mato Grosso falou, durante o lançamento, do papel fundamental do poder público nas suas várias esferas para a reversão do triste quadro da violência sexual contra a criança e o adolescente em todo o país. “O Tribunal de Justiça, além de se empenhar para agilizar os processos que envolvem este tipo de crime também realiza um trabalho preventivo e de conscientização, a exemplo desta ação em parceria com o Governo do Estado”.

Na oportunidade, a secretária adjunta de Assistência Social da Setas, Marilê Ferreira, conduziu a distribuição de kits da campanha aos representantes dos municípios que compareceram ao lançamento.

A assistente social Jenifer Gerônimo, da Prefeitura de Primavera do Leste, destacou o papel do município neste processo. “Nós já começamos a fazer a mobilização em torno desta campanha no nosso Cras e nas escolas e na próxima segunda, de posse deste material, vamos fazer um seminário para sensibilizar profissionais da rede”, informou.

Caso Araceli

No dia 18 de maio de 1973, uma menina de oito anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espírito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. 




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/8503/visualizar/