Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
JUSTIÇA
Terça - 05 de Maio de 2015 às 13:54
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


A Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI das Obras da Copa do Mundo, 2014 – cancelou hoje (5) por três votos a um, a oitiva do ex-deputado José Geraldo Riva (PSD) faria à comissão. Votaram favoráveis ao adiamento da oitiva os deputados Wagner Ramos e Mauro Savi, ambos do PR e Baiano Filho (PMDB), e o único voto contrário foi do presidente da CPI, Oscar Bezerra (PSB).

O adiamento atendeu ao requerimento assinado pelo advogado do ex-parlamentar, Rodrigo Mudorvitsch. Este alegou que não poderia acompanhar seu cliente em função de um depoimento que acontece hoje (5) à tarde, no Fórum Criminal de Cuiabá. De acordo com Oscar Bezerra, ainda não foi definida outra data para ouvi-lo.

“Como presidente da CPI tenho que acatar a decisão jurídica, para que a oitiva não seja cancelada. Mas como político gostaria muito de ouvi-lo hoje, porque faz 20 dias que a comissão fez o convite ao ex-parlamentar. Não consigo dimensionar os motivos para que ele não estivesse aqui, para esclarecer os fatos das obras da copa do mundo”, disse Bezerra.

A primeira notificação, adiando a oitiva de Riva, segundo Bezerra, não tinha consistência e por isso foi indeferido monocraticamente pelo presidente da CPI. Mas a segunda notificação alega que haveria cerceamento de defesa, em função de os advogados do ex-parlamentar não poderem acompanhá-lo na oitiva da CPI

“Fizemos a consulta aos advogados da CPI e eles afirmaram que estaríamos cerceando o direito de defesa do ex-parlamentar. Como presidente da CPI, tenho que zelar pela condução e validade das testemunhas, por isso fiz o meu voto contestando os demais parlamentar da comissão”, observou Bezerra.

Riva está preso desde o dia 21 de fevereiro, no Centro de Custodia de Cuiabá, acusado de prejuízos de R$ 62 milhões ao erário público em contratos com gráficas. Bezerra disse que não entendeu a ausência do Riva. Para ele, se o Riva não tem nada a esconder, deveria vir e contribuir, como foi feito por outros convidados. “O Riva é o grande agente político disso tudo. Ele é o lobista. Assim como José Dirceu foi preso por ser lobista do mensalão. O Riva é o lobista do VLT”, afirmou o presidente da CPI.

 





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/8732/visualizar/