Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CULTURA
Segunda - 13 de Abril de 2015 às 08:15
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 O grupo de siriri Flor Ribeirinha se apresenta nos mês de agosto em cinco cidades da Itália e para buscar apoio do Governo do Estado e da classe empresarial, pediram a intermediação do presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Maluf (PSDB), para a captação de recursos, com o objetivo de custear as passagens da viagem internacional.

As apresentações serão em Roma, Veneza, Fiorenza, Tarcento e Papiro, e o Flor Ribeirinha representará a América do Sul nos festivais, que acontecem de 4 a 22 de agosto.

“O Grupo Flor Ribeirinha é uma expressão cultural de Cuiabá e de Mato Grosso, é um grupo de dança belíssimo, que representa nosso Estado em eventos nacionais e agora internacionais. A Assembleia Legislativa vai procurar unir esforços para concretizar esse convite feito ao grupo de siriri, pois é muito importante mostrar as riquezas naturais até para atrairmos mais turistas para cá”, disse Maluf.

A valorização da cultura regional é um dos objetivos dos 24 deputados. Por isso, Maluf já anunciou que reservará programação para a música regional na Rádio da Assembleia Legislativa, que está prestes a entrar em operação.

Presidente do Grupo Flor Ribeirinha, Domingas Leonor, lembrou que o grupo de siriri, com origem na comunidade de São Gonçalo Beira Rio, já se apresentou no festival internacional realizado em Joinville (SC), no Peru e na França, no fim do ano passado.

“É gratificante trabalhar há 44 anos na área cultural em prol do meu povo e da minha cultura, pois sem cultura, o povo não tem identidade. Fico feliz de ter o nosso trabalho reconhecido, o Flor Ribeirinha já tem 21 anos de existência e agora recebemos esse convite para participar de um festival na Itália, porém precisamos de apoio para conseguir ir e contamos com a intermediação do Guilherme Maluf que defende e promove a cultura”, disse.  

Na França, estavam programadas 10 apresentações, mas o sucesso da apresentação foi tão grande que o Grupo Flor Ribeirinha passou 22 dias no país e fez 35 apresentações. “Foi maravilhoso, fomos o único grupo brasileiro que participou do evento”, relatou o diretor-artístico do grupo, Edmilson Maciel.

Dona Domingas disse que o apoio da Assembleia Legislativa à cultura local tem sido importante para os artistas mato-grossenses. “Esse teatro do Poder Legislativo foi um verdadeiro presente aos artistas locais e a realização durante essa semana do espetáculo Cuiabá dos Meus Amores mostra a valorização da cultura regional”, exemplificou.

Para a apresentação na Itália, o grupo pretende levar 10 casais de dançarinos, oito músicos e dois produtores, totalizando 30 pessoas.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/9074/visualizar/