Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CULTURA
Sexta - 20 de Março de 2015 às 08:41
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 O governador Pedro Taques participou da abertura do Fórum de Cultura – Perspectivas para o Financiamento Cultural e o Encontro dos Gestores da Cultura, no Casario, em Rondonópolis. Os eventos reuniram 20 gestores municipais do setor além de produtores culturais. Na ocasião, o governador assinou o decreto instituindo 2015 como o ano comemorativo dos 150 anos do nascimento do marechal Cândido Rondon. 

Foi instituída uma comissão composta por membros da Casa Civil, Cultura, Educação e do Gabinete de Comunicação. A coordenação ficará a cargo da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), comandada pelo maestro Leandro Carvalho. Serão realizadas atividades em homenagem ao patrono das Comunicações, como um concurso de redação como forma de louvar a figura do marechal. A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos também lançará um selo comemorativo.

Taques reafirmou o compromisso de valorização da cultura e os eventos realizados em Rondonópolis são importantes para discutir com o segmento cultural o financiamento para o setor. “Vamos discutir com os conselheiros o financiamento cultural, a revisão da legislação do fundo estadual de cultura e do Conselho Estadual de Cultura”.

O secretário Leandro Carvalho comentou que este é um momento propício para discutir o fomento à cultura. “Sabemos que o estado se encontra em um momento difícil para manter as contas públicas. Precisamos planejar políticas públicas de cultura e atrair novos recursos. Temos um dos níveis mais baixos de financiamento. O nosso orçamento é de 0,01% do Estado, um dos mais baixos. É preciso estabelecer políticas que possam atender nossas demandas de produtos culturais e organizar o setor de forma que não fique fragilizado na troca de governo”.

O secretário de Cultura de Rondonópolis Luciano Carneiro Alves espera que o governo possa garantir mais recursos para o setor. O financiamento cultural em Mato Grosso ainda é tímido em relação ao resto do país. “Mato Grosso é um dos estados que menos investe em cultura e sabemos da sensibilidade do governador Pedro Taques em buscar melhorar os investimentos no setor”.         
 
 




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/9400/visualizar/