Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CULTURA
Sexta - 13 de Março de 2015 às 09:58
Por: Olhar direto

    Imprimir


 Cândido Mariano da Silva Rondon, mais conhecido como Marechal Rondon, foi um militar e sertanista nascido em Santo Antônio de Leverger, mas com feitos relevantes para todo o Brasil. Em comemoração aos seus 150 anos, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e o Governo do Estado irão realizar solenidades que ocorrerão ao longo de 2015. Uma das metas, inclusive, é que o Memorial Rondon, em Santo Antônio, seja concluído até maio.

De acordo com a assessoria da UFMT, o evento marcado para começar as homenagens acontecerá no dia 5 de maio de 2015, com a formatura de 200 cadetes do Exército em Mato Grosso, no Distrito de Mimoso, em Santo Antônio do Leverger. Esta primeira solenidade será no Memorial Rondon, que, segundo a assessoria, estará concluído até a data.

O projeto do Memorial Rondon, elaborado pelo professor de Arquitetura e Urbanismo José Afonso Portocarrero, busca representar uma grande aldeia tendo como base as construções indígenas. “Haverá um piso comunitário, no qual será possível projetar slides e receber a visita de turistas. Além disso, o prédio, que irá conter uma biblioteca com livros do próprio Rondon e espaço para o jazido, possui uma estrutura para suportar a seca e a cheia”, destaca o arquiteto.

O vice-reitor da UFMT, João Carlos Maia, enxerga essa comemoração, de alcance internacional, de extrema importância para a universidade, visto que dentro da instituição muitos são os pesquisadores com acervos e informações importantes e raras sobre o homenageado. “Fazer parte desse acontecimento trará maior potencialidade aos registros dos feitos do Marechal Cândido Rondon. Dessa forma, compreenderemos vários setores da universidade, envolvidos de alguma maneira com essa figura histórica, e traremos notoriedade para nossas pesquisas”, frisou.

O secretário Chefe da Casa Civil, Paulo Taques, explicou que o governador do Estado, Pedro Taques, institui 2015 como o ano de Rondon. Por isso, as atividades serão desenvolvidas até se fechar um ciclo, em 5 de maio de 2016. “Ao trazer a UFMT para esta comemoração, queremos transformá-la em protagonista desse evento pela riqueza de sua contribuição. Iremos além da figura de Rondon ligada somente aos índios, e mostraremos o que as pessoas ainda não conhecem”. E acrescentou: “a parceria formada é fundamental, pois sem as cabeças pensantes que se encontram dentro da universidade, nada disso seria possível”.




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/9524/visualizar/