Publicado em Quinta - 04 de Agosto de 2022 | por Redação TA c/ Sicom-CBA

Cuiabá volta a aplicar a vacina BCG a partir da próxima semana

A Secretaria Municipal de Saúde - SMS informa que irá retomar a oferta de vacina BCG, a partir desta segunda-feira (08), após o recebimento de remessa pelo Ministério da Saúde, mas alerta que o quantitativo é insuficiente para o abastecimento de toda a rede pública municipal.

Leia mais...
Reprodução
Reprodução

Capacitação sobre Hepatites Virais fortalece a rede de saúde de Várzea Grande

Publicado em Sábado - 30 de Julho de 2022 | por Redação TA c/ Secom-VG

Nesta semana, cerca de 50 profissionais da Saúde participaram da capacitação com o tema “Manejo Clínico das Hepatites Virais B e C'', entre eles médicos, enfermeiros, farmacêuticos e técnicos em saúde, das redes pública e privada da saúde do Município de Várzea Grande. A capacitação reforça as ações articuladas orientando os profissionais sobre a correta notificação da doença e cuidados, além de ampliar para a população as informações sobre o tratamento contra a hepatite.

Ministrada pelo médico Hepatologista Edinaldo Zironde, integrante da Rede Pública de Várzea Grande

Leia mais...
© Tomaz Silva/Agência Brasil
© Tomaz Silva/Agência Brasil

Vacina inativada da pólio faz 10 anos nos postos com baixa adesão

Publicado em Sábado - 30 de Julho de 2022

Há 10 anos, o Zé Gotinha ganhou um aliado de peso para manter a paralisia infantil longe das crianças brasileiras: a vacina inativada contra a poliomielite, cuja injeção intramuscular é considerada mais eficaz e segura que as famosas gotinhas que erradicaram a doença no Brasil e em boa parte do mundo.

Leia mais...
© Reuters/Direitos Reservados
© Reuters/Direitos Reservados

Paciente é declarado curado do HIV após receber células-tronco

Publicado em Quarta - 27 de Julho de 2022

Um paciente de 66 anos diagnosticado com HIV foi considerado curado após receber transplante com células-tronco para tratar leucemia, afirmaram pesquisadores nesta quarta-feira (27).O paciente mais recente é o quarto a ser curado dessa maneira.

Leia mais...
© REUTERS/Dado Ruvic
© REUTERS/Dado Ruvic

Varíola dos macacos: com 813 casos, Brasil tem situação "preocupante"

Publicado em Terça - 26 de Julho de 2022

O Brasil tem 813 casos confirmados da varíola dos macacos (monkeypox), segundo dados do Ministério da Saúde. Nesta terça-feira (26), a líder técnica da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a doença, Rosamund Lewis, disse que a situação no país “é muito preocupante” e que os casos podem estar subnotificados

Leia mais...
Foto: Tchélo Figueiredo | Secom-MT
Foto: Tchélo Figueiredo | Secom-MT

Mato Grosso registra nesta segunda-feira 812.791 casos e 15.133 óbitos por Covid-19

Publicado em Segunda - 25 de Julho de 2022 | por Redação TA c/ SES-MT

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta segunda-feira (25.07), 812.791 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 15.133 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado. Dos 812.791 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 12.839 estão em isolamento domiciliar

Leia mais...
Uma melhor qualidade de vida - Foto: Freepik
Uma melhor qualidade de vida - Foto: Freepik

Autocuidado: como ele pode ajudar a prevenir doenças ao manter em equilíbrio a saúde do corpo e da mente

Publicado em Domingo - 24 de Julho de 2022

Neste domingo (24.07), é celebrado o “Dia Internacional do Autocuidado”, data idealizada e implementada, em 2011, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade de se manter constantemente atenta aos cuidados com a saúde.

Leia mais...
© Dado Ruvic/REUTERS
© Dado Ruvic/REUTERS

Varíola dos macacos: OMS declara emergência internacional de saúde

Publicado em Sábado - 23 de Julho de 2022

A Organização Mundial da Saúde (OMS) decidiu neste sábado (23) declarar que a varíola dos macacos configura emergência de saúde pública de interesse internacional. O anúncio foi feito pelo diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom Ghebreyesus, durante coletiva de imprensa.

Leia mais...

Mais de 1,6 mil pessoas são vacinadas contra a Covid-19 durante ação de reforço

Publicado em Quarta - 20 de Julho de 2022 | por Redação TA c/ Secom-VG

O plantão extra de vacinação contra Covid-19, no Ginásio de Esportes Fiotão, atendeu mais de 1,6 mil pessoas neste sábado (16), entre adolescentes, adultos e idosos. A Secretaria de Saúde de Várzea Grande inovou nesta estratégia, como forma de atrair a população para regularizar o esquema vacinal. O Município já está promovendo vacinação para pessoas com 40 anos ou mais, profissionais da saúde e imunossuprimidos, conforme diretriz do Ministério da Saúde.

Dona Jesuína Alves Rufino, 92 anos, do bairro Mapim, aproveitou o plantão extra para tomar a 3ª dose da vacina. “É a prevenção. A gente tem confiança que tomou vacina.

Leia mais...
Davi Valle
Davi Valle

Novos postos de testagem para a Covid-19 registram 2.785 testes em apenas duas semanas

Publicado em Quarta - 20 de Julho de 2022 | por Redação TA c/ Sicom-CBA

Desde o início do mês de julho, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ampliou a oferta de locais para a população realizar o teste para Covid-19. Os quatros novos postos de testagem foram criados para desafogar os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde- UBS’s, Unidades de Pronto Atendimento- UPAS e Policlínicas.

Leia mais...